Início > Primeiro professor titular livre inicia suas atividades na unipampa
Data de Publicação 17/04/2017 - 13:46 Atualizado em 17/04/2017 - 13:54 7876 visualizações

Primeiro Professor Titular-Livre inicia suas atividades na Unipampa

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu duas vagas para o cargo isolado de Professor Titular-Livre da Carreira do Magistério Superior a ser ocupado por profissional de notório saber que representa autoridade máxima na sua área. Para a primeira vaga, o professor Jair Putzke foi selecionado e entrou em exercício em março, no Campus São Gabriel. A segunda vaga está em fase de seleção, sendo para o Campus Uruguaiana, na área de Morfologia ou Fisiologia ou Bioquímica ou Farmacologia.

O pesquisador Jair Putzke, primeiro Professor Titular-Livre da Unipampa, finalizou doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem experiência na área de botânica com ênfase em micologia. Segundo o professor, que trabalha há 30 anos com pesquisas no continente Antártico, já participou de 18 expedições no local. "Também tenho trabalhos sendo desenvolvidos na África, na China e em vários estados brasileiros. Um outro enfoque da minha pesquisa é a educação ambiental cujo trabalho na área resultou no título de Pesquisador Gaúcho pela FAPERGS em 2016", conclui Putzke.

Com experiência profissional voltada ao desenvolvimento regional, o professor Jair Putzke possui projetos para recuperação ambiental em andamento, principalmente para os mananciais hídricos, para o levantamento da diversidade do Pampa e para a possibilidade de seu uso prático. "Projetos mais complexos como a nucleação de nuvens para promover chuva artificial e outros envolvendo aviação também estão sendo planejados para contribuir com a agricultura regional, muitas vezes afetada pela estiagem”, finaliza o professor.

A infraestrutura da Unipampa envolvendo os laboratórios, especificamente o herbário e o Núcleo de Estudos de Vegetação Antártica (NEVA) no Campus São Gabriel, atende às expectativas da área para se iniciar pesquisas imediatas em botânica. Segundo o professor, essa realidade permitirá a continuidade das pesquisas na Antártica junto ao NEVA, principalmente para avaliar os efeitos das mudanças climáticas sobre a vegetação daquele continente e sobre o bioma pampa.

• À esquerda da foto um homem em pé, com roupas pretas de frio, casaco grosso, botas para neve, luva, touca. Ao fundo, uma paisagem de montanhas, água e milhares de pinguins. O céu está nublado e o dia está cinza, passando a impressão de baixas temperaturas no local.
      Primeiro Professor Titular-Livre da Carreira do Magistério Superior da Unipampa, Jair Putzke, em expedição no continente Antártico