Início > Programa de extensão focado na arborização urbana será lançado nesta quarta em bagé
Data de Publicação 08/03/2016 - 10:56 Atualizado em 08/03/2016 - 10:56 2226 visualizações

Programa de Extensão focado na arborização urbana será lançado nesta quarta em Bagé

Projeto é uma parceria entre Unipampa, instituições de ensino e entidades da cidade
Por Aline Reinhardt da Silveira

Na quarta-feira, 9, pela manhã a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lança o programa de Extensão “Arborização Urbana: um Exercício de Cidadania e Sustentabilidade Socioambiental”. O programa integra diferentes projetos que já vinham sendo realizado, como o inventário do parque arbóreo que vinha sendo realizada desde 2014; a educação ambiental junto às escolas de ensino básico; a formação e treinamento de tutores por meio da construção coletiva de projetos pedagógicos ligados à temáticas da arborização, e a discussão do tema em encontros técnicos entre participantes e comunidade. A ação é fruto de uma parceria entre Campus Bagé, Campus Dom Pedrito e Reitoria; Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte (Ecoarte); Faculdades Ideau; Instituto Federal de Educação (IFSul) Campus Bagé, e Instituto de Permacultura (Ipep) de Bagé.

Serão duas grandes frentes de trabalho: o inventário arbóreo e as atividades nas escolas. O programa visa alcançar professores, estudantes, principalmente da rede básica, profissionais da área cultural, entidades organizadas da sociedade civil, instituições públicas e privadas, além da comunidade em geral. Isso se justifica pela constatação de que somente a educação de jovens e crianças voltada para a sensibilidade e sustentabilidade ambiental será capaz de promover uma mudança cultural do cuidado e consciência com relação ao ambiente.

Neste sentido, o programa buscará ao longo de 2016 consolidar na comunidade conceitos de sustentabilidade ambiental por meio de suas inter-relações com o ecossistema urbano, bem como estabelecer ações de envolvimento da comunidade por meio da educação ambiental com as escolas. Também estão previstos o subsídio para políticas públicas de arborização urbana e promoção da sustentabilidade ambiental com o manejo adequado das árvores das cidades. A ação prevê ainda a atualização dos profissionais que atuam no setor.

O lançamento do programa está marcado para as 9h desta quarta-feira, 9, no miniauditório do IFSul – Campus Bagé. Estão previstas para participar do lançamento autoridades locais e diversas escolas da cidade, entre elas Escola Silveira Martins; Mons. Constábile Hipólito; Instituto São Benedito; Frei Plácido; Colégio Auxiliadora; Téo Vaz Obino; Manoela Teitelroit; N.Srª do Carmo; Dr. Pena; GETECO; Fund. BIDARTE; São Pedro; Colégio Espírito Santo; Fundação Bradesco.

O programa é coordenado pelo professor da Unipampa Norton Sampaio, e tem na equipe Cibele Canabarro, Ketleen Grala, Rubya Mara Andrade e Vanessa Rosseto (Unipampa); João Rockett (IPEP); Juliana Klug Nunes e Leandro Camargo (IFSul); Vivian Cassal (Faculdades Ideau); Tanira Sampaio (Ecoarte), além de bolsistas a serem selecionados.

Convite:

Lançamento do Programa “Arborização Urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade ambiental”

• Data: 09/03/2016
  • Horário: 9h
  • Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul) – Campus Bagé (Av. Leonel de Moura Brizola, 2501)
  • Detalhes pelo e-mail proext@unipampa.edu.br
Tags: Extensão