Início > Revista sao borja uma biografia da cidade na web e lancada
Data de Publicação 08/05/2020 - 10:25 Atualizado em 08/05/2020 - 10:25 1351 visualizações

Revista São Borja: uma biografia da cidade na web é lançada

Website criado por mestranda da Unipampa reúne informações, contos e cultura da cidade

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Francine Pujol, desenvolveu o projeto Revista São Borja, uma espécie de biografia on-line da cidade de São Borja/RS. Criado sob a orientação da professora Renata Corrêa Coutinho, o projeto consiste em um portal que reúne dados demográficos, históricos e culturais, abordados com linguagem acessível e acolhedora, e ilustrados por meio de infográficos e imagens. No website é possível conhecer os pontos turísticos, os títulos oficiais do município e um pouco das belezas naturais e culturais do local. O site entrou no ar no final do mês de março e aceita colaboração de conteúdo da comunidade.

Com conceito colaborativo, Revista São Borja, conta com a curadoria da própria criadora do projeto e boa parte dos conteúdos já existiam, mas estavam ‘perdidos’ pela web, restritos ao meio acadêmico ou sob o domínio apenas dos próprios autores. Os textos do site são atemporais e salientam o viés criativo da cidade missioneira, também conhecida por seus títulos oficiais de Cidade Histórica, Terra dos Presidentes e Capital Gaúcha do Fandango. “O conteúdo mostra que a cidade tem muito a apresentar, uma história linda a ser contada e que pode ser relatada de uma forma criativa, colaborativa e que valoriza o que já foi produzido através da pesquisa e da curadoria de conteúdo”, explica Pujol.

A mestranda conta que o site é fruto de seu trabalho acadêmico que segue a linha de pesquisa “comunicação como indústria criativa”, sendo a comunicação um campo capaz de criar um produto ou serviço a ser entregue à população. A professora Renata Coutinho destaca que a aluna deu ênfase para a construção de um novo olhar sobre a cidade. “A proposta da Revista São Borja é a de agregar informações relevantes, capazes de potencializar uma imagem positiva entre os moradores e instigar potenciais turistas a conhecerem a cidade”, relata.

Pujol, que hoje mora em Novo Hamburgo/RS, deixa claro que a revista tem total objetivo de valorizar e promover São Borja, sem qualquer cunho comercial e ainda acrescenta que o trabalho, também, tem a ver com gratidão. “Fazer um projeto para São Borja é uma forma de retribuir a oportunidade que estou tendo ao voltar à minha cidade natal para ter acesso a um curso de pós-graduação profissional gratuito e de alta qualidade, em uma grande instituição de ensino”, revela.

Para saber mais sobre o site e experimentar um pouco desse olhar diferenciado sobre São Borja, acesse revistasaoborja.com.br e confira os conteúdos. A revista também conta com uma página no Facebook. Caso queira contribuir ou saber mais sobre o projeto, o contato pode ser feito pelo e-mail revistasaoborja@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 99366-2607.

Revista São Borja

Com informações de Francine Pujol