Início > Servidores da unipampa lancam livro sobre o centenario do clube social negro de jaguarao
Data de Publicação 21/08/2018 - 17:35 Atualizado em 21/08/2018 - 17:36 1328 visualizações

Servidores da Unipampa lançam livro sobre o centenário do clube social negro de Jaguarão

Lançamento ocorre na sexta-feira, 24 de agosto
Por Emanuelle Tronco Bueno

Professores e técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, lançam na próxima sexta-feira, 24, o livro “Clube 24 de Agosto: 100 anos de resistência de um Clube Social Negro na fronteira Brasil-Uruguai (1918-2018)”. A obra foi organizada pelos servidores Caiuá Cardoso Al-Alam, Giane Vargas Escobar e Sara Teixeira Munaretto. A produção teve apoio de bolsas da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Programa de Desenvolvimento Acadêmico da Unipampa (PDA).

O livro, idealizado para celebrar os 100 anos de resistência política e cultural do Clube Social 24 de Agosto, também traz a proposta de valorização de um monumento histórico da cidade de Jaguarão. A obra conta com nove capítulos que abordam as experiências da vida em escravidão e liberdade da população africana e afrodescendente do município, as histórias dos clubes negros na região, as diferentes práticas culturais e de sociabilidades do local, as histórias das Rainhas Negras do Clube e as trajetórias das mulheres, a luta do espaço contra o leilão de sua sede, entre outras temáticas.

O processo de coleta de informações para a obra iniciou em 2011, junto ao engajamento da graduação em História-Licenciatura da Unipampa, Campus Jauguarão, para evitar o leilão do Clube. Segundo o professor e um dos organizadores do livro, Caiuá Cardoso Al-Alam, o curso passou “a realizar projetos de pesquisa e extensão no Clube, além de realizar os estágios de espaços não-escolares como uma forma de evidenciar a importância da instituição. Revertemos, compondo aquela comunidade, o processo do leilão no ano de 2016: uma grande vitória”. Os autores do livro participaram ativamente desse processo: “nosso sentimento é de muita alegria por estar junto a este clube negro que permanece com suas portas abertas no seu centenário e principalmente por contribuir com um pouquinho da história de negros e negras na região”, afirma Al-Alam.

Programação de lançamento do livro

Título da obra: "Clube 24 de Agosto: 100 anos de resistência de um Clube Social Negro na fronteira Brasil-Uruguai (1918-2018)"

Dia e hora: 24 de agosto de 2018, sexta-feira, às 20h

Local: sede do Clube 24 de Agosto

Endereço: Rua Augusto Leivas, 217, Jaguarão/RS

Preço do livro: R$ 40,00 (disponível para venda na data do lançamento)

Observação: sócios do Clube 24 de Agosto em dia terão desconto de 50%.