Início > Tecnologia em software livre e tema de seminario em bage
Data de Publicação 07/06/2016 - 13:05 Atualizado em 07/06/2016 - 13:07 2192 visualizações

Tecnologia em Software Livre é tema de seminário em Bagé

Evento, que ocorre no Campus Bagé da Unipampa, está com inscrições abertas
Por Franceli Couto Jorge

No próximo sábado, 11, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, sediará o Seminário de Tecnologia em Software Livre – Tchelinux Bagé 2016. As inscrições para o evento podem ser realizadas no site http://bage.tchelinux.org/. A organização do Seminário é do Grupo Tchelinux, em parceria com o curso de Engenharia de Computação e Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Unipampa.

A programação inicia às 8h30 e inclui 18 palestras e dois minicursos: Forense em Sistemas Linux e Implantação “hands on” de um sistema de helpdesk utilizando o GLPI. Para conferir o tema das palestras e os palestrantes, acesse a página do evento em: http://bage.tchelinux.org/. O Seminário é aberto à comunidade, independente do nível de conhecimento e experiência com tecnologia, software livre e áreas afins.

Os Seminários Tchelinux acontecem em diversas cidades do Rio Grande do Sul, proporcionando espaços onde os próprios usuários são encorajados a colaborarem tanto na organização dos eventos quanto nas palestras e oficinas ofertadas. Em Bagé, a última edição do Tchelinux recebeu mais de 180 inscrições. Segundo a comissão organizadora, “o evento materializa o espírito da Extensão Universitária, já que envolve um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma, além da Universidade, os setores sociais com os quais ela interage”.

Tchelinux

O Tchelinux é um grupo de voluntários que, desde 2006, trabalha na divulgação do Software Livre no estado do Rio Grande do Sul, por meio de palestras e workshops gratuitos para estudantes e demais interessados. O objetivo do grupo é atingir cada vez mais pessoas aptas ao uso de Linux.

Por ser gratuito e poder ser modificado livremente por qualquer pessoa, o uso de software livre torna-se cada vez mais comum tanto por usuários domésticos, como por empresas, incluindo o setor público.

Tags: Eventos, Bagé