Início > Terminam nesta sexta feira inscricoes para docentes submeterem propostas para seis programas de
Data de Publicação 17/05/2019 - 11:59 Atualizado em 17/05/2019 - 11:59 944 visualizações

Terminam nesta sexta-feira as inscrições para docentes submeterem propostas para seis Programas de Bolsas de Iniciação da Unipampa

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Encerram hoje, 17, as inscrições para seis Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio Científica no Ensino Médio, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic- AF), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probiti), devem ser feitas até às 17h desta sexta-feira, 17, pelo Sistema de Informação para Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sippee).

Para participar dos editais é necessário ser professor do quadro permanente da Unipampa durante todo o período de vigência da bolsa, com título de doutor, com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente.

Edital 156 - Probiti

O Programa tem o objetivo de contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa que visem desenvolvimento tecnológico e/ou de inovação, além de contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País. No dia 20 de maio será divulgada a lista com as propostas homologadas. A avaliação presencial acontece nos dias 10 e 11 de junho. O período de seleção dos bolsistas e envio de documentos será de 18 a 28 de junho. A vigência da bolsa inicia em 1º de agosto.

Edital 158 – Probic

O Programa tem o objetivo de contribuir para a formação científica e crítica dos alunos de graduação; complementar a formação de discentes interessados e aptos para a pesquisa; promover o acesso à pós-graduação e contribuir para a redução do tempo médio de permanência dos alunos em cursos de mestrado. No dia 20 de maio será divulgada a lista com as propostas homologadas. A avaliação presencial acontece nos dias 10 e 11 de junho. O período de seleção dos bolsistas e envio de documentos será de 18 a 28 de junho. A vigência da bolsa inicia em 1º de agosto.

Edital 159 – Pibic/AF

O Programa tem o objetivo de oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica; ampliar a participação de grupos sociais em espaços tradicionalmente por eles não ocupados. No dia 20 de maio será divulgada a lista com as propostas homologadas. A avaliação presencial acontece nos dias 10 e 11 de junho. O período de seleção dos bolsistas e envio de documentos será de 1 a 26 de julho. A vigência da bolsa inicia em 1º de agosto.

Edital 160 – Pibic

O Programa tem como objetivo despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos da graduação; estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural. Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. No dia 20 de maio será divulgada a lista com as propostas homologadas. A avaliação presencial acontece nos dias 10 e 11 de junho. O período de seleção dos bolsistas e envio de documentos será de 1 a 26 de julho. A vigência da bolsa inicia em 1º de agosto.

Edital 161 – Pibic-EM

O programa visa fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio. No dia 20 de maio será divulgada a lista com as propostas homologadas. A avaliação presencial acontece nos dias 10 e 11 de junho. O período de seleção dos bolsistas e envio de documentos será de 1 a 26 de julho. A vigência da bolsa inicia em 1º de agosto.

Edital 162 – Pibiti

O Pibiti tem como meta contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa que visem desenvolvimento tecnológico e/ou de inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País; contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade. No dia 20 de maio será divulgada a lista com as propostas homologadas. A avaliação presencial acontece nos dias 10 e 11 de junho. O período de seleção dos bolsistas e envio de documentos será de 1 a 26 de julho. A vigência da bolsa inicia em 1º de agosto.