Início > Unipampa aprova politica de utilizacao de programas de computador
Data de Publicação 09/12/2019 - 17:20 Atualizado em 09/12/2019 - 17:20 643 visualizações

Unipampa aprova Política de Utilização de Programas de Computador

Por Sofia Viero Sorgetzt

Foi aprovada, no último dia 2, em reunião do Conselho Universitário (Consuni) a Política de Utilização de Programas de Computador da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A política é uma iniciativa da Coordenadoria de Governança de Tecnologia da Informação (CGOV) que visa suprir uma lacuna técnica referente à regulação do uso de programas de computador no âmbito da universidade, dando ênfase à preservação dos direitos autorais e de propriedade, à priorização do uso de software livre, à segurança da informação e ao uso responsável e consciente da tecnologia.

Outro objetivo da política amparar normativamente os técnicos e analistas de Tecnologia da Informação (TI) da Unipampa, garantindo-lhes uma fonte consolidada na tomada de decisões, visto que esclarece as diretrizes, competências e responsabilidades no uso de programas de computador na esfera da universidade.

A Política de Utilização de Programas de Computador iniciou com uma pesquisa da legislação vigente, assim como as práticas adotadas por outras universidades federais. Com a estrutura inicial do documento elaborada, foi estipulado um período de 15 dias para que os analistas e técnicos em TI da universidade pudessem opinar e deixar as suas contribuições, garantindo o fator colaborativo e democrático na elaboração da política.

Após a consolidação técnica do documento, o mesmo foi submetido para deliberação pelo Comitê de Governança Digital (CGD) órgão colegiado que tem por finalidade aprimorar os serviços relacionados à tecnologia da informação e comunicação da Unipampa. Depois de aprovado pelo CGD, o documento foi submetido ao Consuni, tendo a sua aprovação e publicação no dia 2 de dezembro.

Com a publicação da política, todos os servidores, alunos e demais usuários de programas de computador da Unipampa têm acesso a um documento preciso sobre os seus direitos e responsabilidades no uso desses programas.

A Política de Utilização de Programas de Computador da Unipampa pode ser acessada neste link.