Início > Unipampa e contemplada com recursos do cnpq para apoio formacao de doutores em areas estrategicas
Data de Publicação 06/02/2020 - 12:17 Atualizado em 06/02/2020 - 12:17 1520 visualizações

Unipampa é contemplada com recursos do CNPq para apoio à formação de doutores em áreas estratégicas

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBioq) foi o contemplado. O valor total do projeto aprovado é de R$ 543 mil
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é contemplada na Chamada nº 01/2019 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com recursos no valor de R$ 543 mil. A Chamada consiste no apoio à formação de doutores em áreas estratégicas, promovendo o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e não consolidados e tem duração de até 60 meses.

Na instituição, o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBioq), ofertado pelo Campus Uruguaiana, foi o beneficiário da proposta. O projeto aprovado prevê o intercâmbio e a cooperação do PPGBioq, que possui conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que possui conceito 7 em avaliação pela Capes. Por meio da Chamada, quatro estudantes serão contemplados com bolsas de doutorado e irão trabalhar em cooperação com pesquisadores da UFRGS, visando ao fortalecimento de redes de pesquisa voltadas para o tema da saúde. Além das bolsas de doutorado, o projeto prevê recursos de custeio e bolsas de auxílio técnico para o desenvolvimento dos projetos.

Segundo a coordenadora do PPGBioq, Cristiane Casagrande Denardin, a proposta contemplada tem como objetivo fortalecer um núcleo de avaliação pré-clínica de novos alvos farmacológicos em modelos de doenças com elevada prevalência em idosos, como desordens neurodegenerativas e neoplasias. A professora explica que a proposta busca, ainda, “aplicações para produtos naturais e sintéticos de plantas medicinais oriundas do Bioma Pampa frente a diferentes desordens prevalentes no envelhecimento utilizando diferentes modelos biológicos”.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabio Leivas, “esta é uma ação muito importante, pois além de atrair fomento para os projetos da Unipampa, visa à formação de doutores em áreas estratégicas, possibilitando a formação de uma rede de pesquisa para aumentar a visibilidade dos projetos desenvolvidos na instituição”.

O edital para ingresso de candidatos ao doutorado em Bioquímica será divulgado em breve, bem como, a chamada interna para seleção dos estudantes já matriculados no PPGBioq.