Início > Unipampa lanca portal unificado de gerenciamento voip
Data de Publicação 25/07/2019 - 18:03 Atualizado em 25/07/2019 - 18:03 1164 visualizações

Unipampa lança Portal Unificado de Gerenciamento VoIP

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou, nesta semana, o novo Portal Unificado de Gerenciamento Voip (PUG), que substitui o Portal da Central Unificada de Sistemas de Comunicação (Cusco). O serviço, que é uma iniciativa da Divisão de Telecomunicações da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), tem como objetivo melhorar o atendimento da comunidade acadêmica e público externo por meio de uma ferramenta mais rápida e simples, que possibilite a identificação de problemas.

Segundo o servidor Guilherme Giuliani, que integra a Equipe de Telecomunicações, “o novo portal consta com as melhores tecnologias atuais disponíveis para desenvolvimento de softwares, proporcionando uma robustez e um dinamismo refletidos na navegação do usuário”. Além disso, Giuliani afirma que “a base de dados possui informações sincronizadas com as bases de dados institucionais, trazendo uma maior confiabilidade às informações disponibilizadas”.

O novo portal apresenta ainda funcionalidades direcionadas aos Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (STICs) das unidades, tais como consulta a: privilégios de ligações dos usuários; grupo de chamadas; ao número IP do dispositivo em uso; credenciais do ramal e ao dispositivo utilizado pelo usuário.

O PUG é responsivo, ou seja, adapta-se aos tamanhos de telas existentes, nos mais diversos dispositivos, atendendo aos novos padrões WEB disponíveis. Giuliani explica que “com a responsividade a utilização em dispositivos móveis, como celular, se dá de forma natural para o usuário, agilizando a busca por informações”.

Segundo o servidor, “a tendência é que todos os serviços relacionados ao Voip – como solicitação de criação/modificação de ramais, números externos e outros serviços – sejam migrados para dentro do novo portal, criando um canal único entre a Divisão de Telecomunicações e a comunidade acadêmica”.

O que é Voip?

O serviço Voip (Voice over Internet Protocol) – também conhecido como Voz sobre IP, telefonia IP ou Telefonia Internet – é um conjunto de tecnologias utilizadas em redes IP, Internet ou Intranet com o objetivo de realizar comunicação de voz. A utilização do Voip possibilita a redução do custo operacional devido ao uso de uma única rede para transportar dados e voz, flexibilidade, pois facilita tarefas e provê serviços não suportados pelo sistema de telefonia convencional.

Na Unipampa, o serviço Voip é oferecido para uso de servidores e alunos da instituição. Permite a mobilidade aos usuários a partir de qualquer local com acesso à internet e comunicação gratuita entre os campi da instituição.