Início > Unipampa visita escola estadual de ensino medio em bage
Data de Publicação 04/10/2016 - 16:52 Atualizado em 05/10/2016 - 10:56 3428 visualizações

Unipampa visita escola estadual de ensino médio em Bagé

Mais de cem alunos participaram da atividade realizada no dia 30
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Com objetivo de marcar o Setembro Azul e apresentar a Universidade Federal do Pampa, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) e a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da instituição visitaram a Escola Estadual de Ensino Médio Dr Carlos Antonio Kluwe, em Bagé. A ação aconteceu na sexta-feira, 30 e reuniu mais de 100 alunos.

As atividades aconteceram em dois turnos, pela tarde e a noite. No turno da tarde participaram mais de 40 estudantes do primeiro ano da Escola. Pela noite foram cerca de 60 alunos.

De acordo com a coordenadora do Nina, Mônica Brasil Caumo, a ideia foi marcar o Setembro Azul – é um grande marco histórico das lutas e conquistas dos Surdos, marcado pela luta por direitos linguísticos e culturais, onde se comemoram o Dia Mundial da Língua de Sinais (10), Dia Nacional do Surdo (26) e Dia Internacional do Surdo (30).

“Nosso objetivo foi conscientizar os estudantes sobre as datas e despertar eles para conhecerem a cultura surda. Se mais pessoas compreendessem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) seria mais fácil para as pessoas surdas interagirem na sociedade”, destacou Mônica.

A estudante da Escola Estadual, Pietra Jardim, que é surda, participou das atividades e conversou com os alunos presentes. Ela frisou que os surdos se esforçam para aprender a Língua Portuguesa e que para eles seriam muito mais fácil a convivência se o restante das pessoas aprendesse um pouco de Libras.

A ACS da Universidade, através da Relações Públicas, Denise Quines, também aproveitou a oportunidade para apresentar a Unipampa, seus Campi e cursos que ela oferece de maneira totalmente gratuita. Além disso, os estudantes conheceram as bolsas disponibilizadas pela instituição para garantir a permanência do aluno e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), forma de ingresso à Universidade.

A foto apresenta a sala de aula com alunos ouvindo atentamente a coordenadora do Núcleo de Inclusão da Unipampa. Ela está na frente de todos. Foto: Denise Quines/Unipampa

Na foto a professora e a aluna estão em uma sala de aula, em frente a um quadro branco e de uma projeção que fala sobre o Setembro Azul. As duas meninas conversam através de Libras. Foto: Denise Quines/Unipampa

Tags: Ações