Página inicial > Alunos de relacoes publicas e publicidade participaram de palestra com orientacoes sobre o uso da
Alunos de Relações Públicas e Publicidade participaram de palestra com orientações sobre o uso da voz com fonoaudióloga
Data de publicação 29/04/2019 - 11:08 Atualizado em 29/04/2019 - 11:08
Por Hamilton de Lima Souza

O cuidado com a comunicação e com a voz foi o tema de palestra realizada na noite desta quinta-feira, 25, para os alunos do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA com a fonoaudióloga Vanessa Costa Teichmann. A atividade fez parte do conteúdo programático da disciplina de Estratégias de Relacionamento com a Mídia, ministrada pelo Professor Valmor Rhoden.

Vanessa iniciou a palestra dizendo que a voz é um instrumento fundamental de interação e que é por ela que conseguimos expressar muitas de nossas emoções, fazendo com que o profissional, principalmente da comunicação, tenha sucesso ao longo da carreira sabendo lidar com ideias diferentes e muitas vezes ultrapassando barreiras em negociações, “é necessário cuidar da saúde da voz para alcançarmos o máximo aproveitamento vocal, para isto existem técnicas que podemos utilizar e sempre é possível melhorar a comunicação” afirmou.

A fonoaudióloga afirmou que o exercício é necessário, principalmente para os que usam a voz como instrumento de trabalho. Entre as dicas estão beber bastante água, servida em temperatura ambiente, evitar cigarros, bebidas alcoólicas e café.

Já sobre as técnicas “treinar o texto é essencial e até mesmo se possível gravar e falar em frente ao espelho, articular bem as palavras, fazendo com que o texto se torne habitual. Outra dica importante “é bom comer maçã, pois possui propriedade adstringente, ou seja, limpa a garganta”, aconselha Vanessa.

Vanessa complementou que a comunicação não é apenas a voz, mas o processo e as técnicas utilizadas levarão ao sucesso de uma apresentação como um todo, incluindo o cuidado com a saúde da voz, a postura, as tensões musculares e a linguagem corporal. Todos esses elementos em sintonia auxiliam a passar uma mensagem de uma forma mais clara e objetiva.

Texto e fotos: Ronaldo de Paula.

Os cuidados com a voz são tema de palestra

Grupo de RP e PP posa com a fonoaudióloga ao final da palestra

Grupo de RP posa com a fonoaudióloga ao final da palestra

Grupo de RP e PP posa com a fonoaudióloga ao final da palestra