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Secretaria Acadêmica


PROCESSOS EM ANDAMENTOS

Dezembro/2019

02 a 17 Finalização dos diários de classes e registro de notas pelos docentes semestre 2019/2.
18/12 Término das aulas.
19/12/2019 até 10/01/2020 Matrícula web disciplinas do período letivo especial de verão (aluno do Curso). Solicitação presencial para alunos de outros Cursos.
20/12 Início Recesso Acadêmico.

Janeiro/2020

03/01 Término do Recesso Acadêmico
19/12/2019 até 10/01/2020 Matrícula web disciplinas do período letivo especial de verão (aluno do Curso). Solicitação presencial para alunos de outros Cursos.
13/01 a 22/02 Período letivo especial de verão

 


HORÁRIOS E CONTATOS

Secretaria Acadêmica
Prédio: Campus 2 - Sala: 3112
Rua Monsenhor Patricio Petit Jean, 3295 – CEP: 97670-000
Telefone: 55 34309854/Ramal: 2219
E-mail: secretariaacademicasb@unipampa.edu.br

Horários de atendimento especial de recesso letivo:

De segunda-feira à quinta-feira: das 12h às 18h
Na sexta-feira: das 8h às 14h

Horário de Trabalho dos Servidores da Secretaria Acadêmica com Jornada Flexibilizada*

Servidor

Cargo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Ethiane Dinat Falcão Roballo

Ramal: 7180
E-mail: ethianeroballo@unipampa.edu.br

Assistente em Administração 15h15 às 21h15 8h às 14h 8h às 14h 15h15 às 21h15 8h às 14h
Greice Pinto Meireles Da Ronch
Servidora cedida ao IFSC - Colaboração Técnica
Assistente em Administração Colaboração Técnica IFSC Colaboração Técnica IFSC Colaboração Técnica IFSC Colaboração Técnica IFSC Colaboração Técnica IFSC
Manoel Eduardo Vieira da Fonseca

Ramal: 7184
E-mail: manoeleduardo@unipampa.edu.br

Assistente em Administração 13h às 19h 13h às 19h 8h às 14h 13h às 19h 13h às 19h
Sócrates Pereira de Souza

Ramal: 7223
E-mail: socratespereira@unipampa.edu.br

Assistente em Administração 8h às 14h 15h15 às 21h15 15h15 às21h15 8h às 14h 15h15 às 21h15
Tiago Rodrigues Moura**
Ramal: 7184
E-mail: tiagomoura@unipampa.edu.br
Assistente em Administração 8h às 12h
13h às 17h
8h às 12h
13h às 17h
8h às 12h
13h às 17h
8h às 12h
13h às 17h
8h às 12h
13h às 17h

Alexandre Dias Barbosa

Ramal: 7219
E-mail: alexandrebarbosa@unipampa.edu.br

Assistente em Administração 13h às 19h 13h às 19h 13h às 19h 13h às 19h 13h às 19h
Helena Claudia de Pelegrin Basso Feil
Ramal: 7219
E-mail: helenafeil@unipampa.edu.br
Assistente em Administração 11h às 17h 11h às 17h 11h às 17h 11h às 17h 11h às 17h

* Horários durante o semestre letivo normal.
** Chefia da Secretaria Acadêmica.


 

OFERTAS 2019/2
Ofertas cursos de graduação
Ofertas curso EaD Geografia/UAB
Ofertas curso de especialização
Ofertas cursos de Mestrado

 

 FORMULÁRIOS E SOLICITAÇÕES
PRAZOS PARA ELABORAÇÂO DOS DOCUMENTOS
Tipo Prazo
Comprovante de matrícula 72h
Atestados de frequência 72h
Históricos e integralização 72h
Históricos de formado com ementas 72h

* Discentes regulares têm acesso no Portal Guri aos documentos de comprovante de matrícula e histórico escolar com autenticação eletrônica. Acesso: Painel do aluno > Relatórios

FORMULÁRIOS
Ajuste de matrícula presencial
Procedimento: O discente preenche o formulário com o auxílio do Coordenador de Curso, entrega na Secretaria Acadêmica (SA) em período especifico conforme estabelecido no Calendário Acadêmico. A SA disponibiliza o formulário para ser preenchido.
OBS: Os trancamentos totais e parciais devem ser realizados no Portal GURI, pelo próprio discente.
Atestado de frequência
Procedimento: O discente preenche o formulário, entrega na secretaria acadêmica, o setor disponibiliza o formulário para ser preenchido.
Discentes regulares têm acesso no Portal Guri, pelo caminho: Sistema> Relatórios > Meus relatórios > Atestado de frequência de aluno (ou procure pelo código 2964).
Oferta de componente curricular na modalidade especial para provável formando
Procedimento: O discente preenche o formulário, entrega na Secretaria Acadêmica em período especifico conforme estabelecido no Calendário Acadêmico. A SA disponibiliza o formulário para ser preenchido.

Requisitos para a solicitação, conforme a Resolução nº 29, da Unipampa:
- Ser formando no semestre da solicitação;
- Faltar no máximo 2 (dois) componentes curriculares que impeçam a sua colação de grau;
- Não ser no período letivo especial de verão ou inverno (é vetada a oferta para formandos);
- Pode cursar uma única vez.

Justificativas de falta, Licenças e afastamentos acadêmicos
Procedimento: O discente preenche o formulário, entrega na secretaria acadêmica, o setor disponibiliza o formulário para ser preenchido. Requisitos para a solicitação, consultar a Resolução nº 29 da Unipampa:

- Justificativa de faltas (anexar comprovantes: atestado médico, certidões e de serviço militar)
- Exercícios domiciliares (anexar comprovantes: atestado médico por mais de 15 dias e licenças maternidade/paternidade)
- Licença para estudo ou participação a eventos (anexar comprovantes: inscrições e/ou cronogramas)

Aproveitamento/Dispensa de disciplina
Procedimento: O discente preenche o formulário, entrega na secretaria acadêmica, em período especificado no calendário Acadêmico. O setor disponibiliza o formulário para ser preenchido. Requisitos para a solicitação: anexar histórico contendo a aprovação e ementa da disciplina.
Revisão de avaliação
Procedimento: O discente preenche o formulário, entrega na secretaria acadêmica, o setor disponibiliza o formulário para ser preenchido. Requisitos para a solicitação: o discente tem o prazo de 5 dias úteis após o lançamento da nota no sistema.
Quebra de pré-requisito
Procedimento: O discente preenche o formulário, entrega na secretaria acadêmica em período especifico conforme estabelecido no Calendário Acadêmico. O setor disponibiliza o formulário para ser preenchido.
Validação de ACGs
Procedimento: O período aberto à validação é regido pelo Calendário Acadêmico vigente.
1) Preencher um formulário por Grupo (I: Ensino, II: Pesquisa, III: Extensão; IV: Atividades Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão);
2) Entregar o formulário já preenchido junto com os certificados originais com as cópias, aqueles com certificação digital trazer uma impressão simples do certificado digital.

IMPORTANTE: Devem ser apresentados apenas os certificados do semestre anterior (exceto formandos). A Secretaria Acadêmica não fará mais a impressão dos formulário enviados por e-mail, como fazíamos em anos anteriores. Os dicentes podem retirar no setor o formulário para preenchimento manual ou trazer já preenchido e impresso. O enquadramentos dos certificados nos Grupos estão descritas na Resolução nº 29 da UNIPAMPA (do Art. 103 ao 115) e nos PPCs de cada curso, em caso de dúvida procurar a Coordenação do Curso. 

Mobilidade acadêmica intrainstitucional
Mobilidade Intrainstitucional permite ao discente da UNIPAMPA cursar, temporariamente, componentes curriculares em outros campi.
Procedimento: O plano de atividades deve ser elaborado pelo discente e seu coordenador. Quando solicitado anexar histórico escolar, com carga horária, frequência e conceito. Programa das disciplinas a serem cursadas. Os formulários preenchidos devem ser assinados pelo discente e pelo coordenador do curso. O discente encaminha à Secretaria Acadêmica, que encaminha à Coordenação do Curso destino, para análise e autorização de matrícula.
Mobilidade acadêmica interinstitucional discente da Unipampa
Procedimento: Observar os prazos no calendário da IFES pretendida. Preencher o requerimento, o plano de atividades deve ser elaborado pelo discente e seu coordenador, anexar histórico escolar, com carga horária e nota atualizado; Atestado de matrícula; Sequência aconselhada ou fluxograma do curso de origem; Cópias do RG e CPF do discente; programa das disciplinas a serem cursadas. O discente entrega na Secretaria Acadêmica do campus de origem, que encaminhará à Divisão de Documentação Acadêmica para o envio à IFES pretendida. Confira o fluxo do processo.
Mobilidade Acadêmica Interinstitucional para discentes de outras IFES
Procedimento: Observar Calendário Acadêmico da UNIPAMPA. A Instituição de origem deverá encaminhar os seguintes documentos:

1) Requerimento de Solicitação de Mobilidade Acadêmica Interinstitucional original com o plano de estudos assinado e carimbado pelo Coordenador de Curso, contendo a indicação dos componentes curriculares e a equivalência entre a Instituição de origem e a Instituição de destino/receptora;
2) Carta de Apresentação do discente emitida pela IFES de origem informando o nome do aluno, curso de origem, concordância para participação e período desejado para a realização da mobilidade acadêmica;
3) Histórico Escolar original atualizado, carimbado e assinado pela IFES de origem;
4) Comprovante de matrícula;
5) Sequência aconselhada ou fluxograma do curso de origem, e
6) Cópias do RG e CPF do discente.
7) A documentação deve ser enviada para:

Divisão de Documentação Acadêmica/PROGRAD
Avenida General Osório, 1139 – 1º andar
CEP: 96400-100 – Bagé-RS

Mais informações aqui.

Colação de grau
Procedimento: O discente preenche o formulário, entrega na secretaria acadêmica em período especifico conforme estabelecido no Calendário de Colações de Grau vigente, junto com os documentos solicitados via e-mail por servidor do setor. A SA disponibiliza o formulário para ser preenchido.
Reativação do vínculo
Procedimento: Preencher o formulário e entregar na Secretaria Acadêmica dentro do prazo estipulado no no Calendário Acadêmico. A SA disponibiliza o formulário para ser preenchido.
Requisitos para a solicitação, conforme a Resolução nº 29, da Unipampa: Não ter efetivado matrícula ou trancamento no semestre. O discente ficará na modalidade "Sem oferta de disciplina" no semestre que perder os prazos e retornará no semestre subsequente.
Transferência Ex-offício
Procedimento: Encaminhar este requerimento junto com os documentos descritos abaixo para a Divisão de Documentação Acadêmica/ PROGRAD em Bagé (o endereço consta no requerimento).

- Documento que comprove a remoção; Comprovante de endereço anterior; Comprovante de endereço atual; Comprovante de dependência (se dependente); Histórico escolar c/carga horária e créditos; Reconhecimento do curso de origem; Dados do processo seletivo; Situação acadêmica atualizada; Programa das disciplinas cursadas.

Cancelamento de matrícula
Procedimento: O discente preenche o formulário solicitando junto à Biblioteca a declaração de inexistência de pendências, e do NuDE a declaração de não possuir bolsa auxílio e entrega na Secretaria Acadêmica.

*Obs: se não for feito diretamente na Secretaria Acadêmica o discente deverá reconhecer firma, para envio do formulário por e-mail. Este formulário original deve ser encaminhado por Correios à Secretaria Acadêmica no endereço:

Secretaria Acadêmica/Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus II
Rua Monsenhor Patrício Petit Jean, 3295
Bairro: Passo
CEP: 97670-000 - São Borja – RS

Requerimento geral
Procedimento: O discente preenche o formulário na falta de um formulário específico. A SA disponibiliza o formulário para ser preenchido. Por exemplo, solicitação de documentos e/ou de Regime especial de matrícula.
Consulte também o Guia de Processos

CURSOS CURRÍCULOS
Ciências Humanas  Currículos
Ciências Sociais – Ciência Política  Currículos
Direito  Currículo
Geografia EaD/UAB  Currículo
Jornalismo  Currículos
Publicidade e Propaganda  Currículos
Relações Públicas  Currículos
Serviço Social  Currículos
Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa  Currículo
Mestrado em Políticas Públicas  Currículo

NORMATIVAS E INSTRUÇÕES
Norma Acadêmica (Resolução nº 29)
Calendário Acadêmico 2019
Calendário de Colação de Grau
Documentos para Estágio
Diplomação
Mobilidade Acadêmica
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Processo Seletivo Indígenas Aldeados e Moradores Quilombolas
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