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Biblioteca

Acesso ao Sistema de Bibliotecas 

https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/

Biblioteca do Campus São Borja

Rua Patrício Petit Jean, 3295

Bairro do Passo - São Borja - RS - 97670-000

Prédio 4 - Campus 2

Sala: 5101

Telefone: (55) 3430-9852

E-mail: bibliotecasaoborja@unipampa.edu.br ou biblioteca.saoborja@unipampa.edu.br

 

Horários de atendimento ao público

De segunda-feira à sexta-feira: das 8h30min às 20h30min

 

Horário dos Servidores da Biblioteca

Dilva Carvalho Marques

Segunda-feira à Sexta-feira – das 8h às 11h30min e das 12h30min às 17h

Servidores em Jornada Flexibilizadahttps://unipampa.edu.br/saoborja/atualizacao-da-jornada-flexibilizada-da...

Contatos dos Servidores da Biblioteca

Dilva Carvalho Marques (Bibliotecária)

E-maildilvamarques@unipampa.edu.br

Chaiane Ferrazza Gomes (Assistente em Administração)

E-mailchaianegomes@unipampa.edu.br 

Tanize Damian Pizzuti da Silva (Assistente em Administração)

E-mailtanizesilva@unipampa.edu.br

Jeferson Andrade Duda (Assistente em Administração)

E-mailjefersonduda@unipampa.edu.br

Mateus Mack Weber (Assistente em Administração)

E-mailmateusweber@unipampa.edu.br

 

ORIENTAÇÕES AO USAR A BIBLIOTECA - CAMPUS SÃO BORJA

- A Biblioteca do Campus São Borja é aberta para consulta a toda a comunidade.

- O empréstimo de livros é realizado a alunos, professores e técnico-administrativos.

- Podem ser emprestados: livro, CD, CD-ROM, DVD, TCC, monografia, dissertação e tese.

- Material que só pode ser usado na Biblioteca: referências (dicionário, enciclopédia etc.) e periódicos.

  

EMPRÉSTIMO

- Para retirar obra é OBRIGATÓRIA a apresentação de DOCUMENTO OFICIAL, como carteira de identidade e carteira de motorista, ou cartão institucional.

- É proibida a retirada de obra em nome de outra pessoa.

- Livros de consulta local (CL), não são emprestados.

- Usuário em débito não pode retirar material da Biblioteca.

- Cada usuário pode retirar:

Aluno: até 5 (cinco) unidades por tipo de material;

Docente e TA: até 10 (dez) unidades por tipo de material.

- Prazos de empréstimo:

Empréstimo-padrão: 7 (sete) dias;

Faixa Azul: 3 (três) dias.

- Dicionários, atlas e revistas não são emprestados, são só para consulta na Biblioteca.

- A obra pode ser renovada por 10 (dez) vezes, se não houver RESERVA.

- A não devolução de material emprestado no prazo determinado gera multa.

  

MULTAS

- Será cobrada multa de R$ 1,80 (um real e oitenta centavos) por dia de atraso, para cada material emprestado.

- A multa deve ser paga através da Guia de Recolhimento da União (GRU), no Banco do Brasil. Após o pagamento, o usuário deve trazer a GRU paga à Biblioteca.

- O usuário ficará impedido de retirar material enquanto não quitar seu débito.

 

REPOSIÇÃO DE MATERIAL

- Em caso de dano ou extravio do material emprestado, o usuário indenizará obrigatoriamente a Biblioteca mediante substituição do mesmo material, ficando suspenso dos serviços da Biblioteca até a referida reposição.

 

HISTÓRICO

Em 16 de abril de 2007, realizou-se a implantação e o início das atividades da Biblioteca do Centro de Ciências Sociais da UNIPAMPA – São Borja. Provisoriamente, iniciou suas atividades na sala que servia de depósito do CCSSB, no prédio da Escola Sagrado Coração de Jesus.

Foto 1: Primeiro espaço localizado na Escola Sagrado Coração de Jesus

Primeiro espaço localizado na Escola Sagrado Coração de Jesus

Ao assumir o cargo, a Bibliotecária Dilva Carvalho Marques constatou que já haviam sido recebidos vários livros licitados e, imediatamente, iniciou-se o processo de revisão do material recebido e tomadas as providências para troca daqueles em que foram detectados problemas.

Foi realizado contato com a UFSM para liberação do SIE, tendo sido programado um treinamento para utilização do sistema, treinamento este que se realizou no período de 21 a 25 de maio de 2007, na Biblioteca Central da UFSM. Além da Bibliotecária do Campus São Borja, Dilva Carvalho Marques, participaram Rubens da Costa Filho, Bibliotecário do Campus Uruguaiana, e Thiago Eliandro de Oliveira Gomes, Assistente em Administração do Campus Alegrete.

Voltando do treinamento, solicitou-se à Direção a mudança para a sede definitiva, já que as aulas estavam em andamento no novo prédio, e também por não haver acesso à Internet, que se fazia necessário para o registro do acervo. Em 29 de maio de 2007, iniciou-se a mudança para o prédio da UNIPAMPA. Na ocasião, a Biblioteca passou a ocupar a sala 106, localizada no andar térreo, com 62,72 m².

Prédio 1 UNIPAMPA sala 106

Prédio 1 UNIPAMPA sala 106

Por não haver estantes ainda, os livros foram armazenados em armários. Foi dado início ao trabalho de carimbá-los e, em 06 de junho de 2007, foram realizados os primeiros registros no SIE. Foram encontradas muitas dificuldades. Por falta de uma conexão à Internet funcionando regularmente, passavam-se dias sem que se conseguisse trabalhar no SIE.

Para inserção do acervo, o sistema ainda era desconhecido na prática. Não se sabia exatamente de que forma usá-lo. No treinamento realizado, não foram utilizados computadores. Dessa forma, foi fundamental o suporte técnico da colega Analista de TI Tisiana Haygert Dorneles, que se disponibilizou a ajudar. Quando não se conseguia desvendar o uso de alguma função do SIE, era solicitado auxílio ao Analista de TI Fernando Della Flora, que, lotado, na época, no Campus Alegrete, respondia pelo SIE.

Os livros licitados começaram a chegar em grande volume. A Biblioteca contou, na ocasião, com a ajuda de vários colegas TAEs, para a revisão e colocação de carimbos de propriedade. A partir de então, foi designada uma Assistente de Administração para a Biblioteca. Em 10 de julho de 2007, iniciou-se o empréstimo de obras, por um sistema provisório, ou seja, uma planilha com todo o acervo, feita pelo colega Nilson Levi Zalewski de Souza.

No mês de novembro de 2007, foram recebidas 10 estantes de aço, o que possibilitou organizar o acervo de forma ideal, para busca e localização. Em 27 de novembro de 2007, foi realizado outro treinamento na UFSM, desta vez para a utilização do Módulo Autoridades do SIE, que passou, a partir dessa data, a ser liberado para os Bibliotecários da UNIPAMPA.

No dia 13 de dezembro de 2007, aconteceu a primeira reunião dos Bibliotecários da UNIPAMPA, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIPAMPA, na cidade de Caçapava do Sul.

Em julho de 2009, devido ao espaço físico anterior não comportar mais estantes que se faziam necessárias, pelo volume crescente de livros, é realizada a mudança da Biblioteca para a sala 105/107, com 81,40 m².

Prédio 1 UNIPAMPA sala 105/107

No mês de fevereiro de 2012, mais uma sala foi destinada à biblioteca: a 109, com 70,53 m². Foi aberta uma porta interna entre as duas salas de modo a termos um só ambiente.

Mais uma vez, o espaço se faz pequeno e, em junho de 2013, mais uma porta é aberta, ligando às demais salas à sala de número 103, com 51,63 m², contando a Biblioteca, a partir de então, com um total de 203,56 m².

Prédio 1 UNIPAMPA salas 103, 105/107

No mês de janeiro de 2017, com intuito de ampliar o espaço para colocação de mais estantes, foi reestruturado o espaço físico da Biblioteca, quando se fez necessária a retirada de mesas. Passou a Biblioteca a contar apenas com 2 estações de estudo individual. Foi ampliado o quadro de Assistentes em Administração para 5 servidores, o que levou a uma reformulação do espaço físico do setor técnico e de empréstimo.

Prédio 1 UNIPAMPA salas 103, 105/107

No dia 11 de setembro de 2017, é implantada a jornada flexibilizada na Biblioteca, com horário de funcionamento das 8horas às 21h30min.

Na data de 03 de maio de 2018, foi aberta ao público a nova sala de consulta e pesquisa, destinada à comunidade acadêmica da UNIPAMPA. A sala consta com 15 lugares em estações de estudos e 03 mesas de 04 lugares cada.

Prédio 1 UNIPAMPA salas 104

Em dezembro de 2019, a instituição adquire novo sistema de gerenciamento de biblioteca, mês em que houve o treinamento para todos os servidores técnico-administrativos que iriam utilizar o sistema Pergamum. A partir de janeiro de 2020 a Biblioteca passou a utilizar o Pergamum para todas as suas atividades. Trata-se de um sistema que proporciona várias possibilidades.

De 16 de março de 2020 a 16 de novembro de 2021, devido à pandemia de COVID, não foi realizado atendimento ao público de forma presencial. Os servidores técnico-administrativos passaram a realizar atividades de forma remota, deslocando-se até as dependências físicas do Campus somente quando solicitado, para a devolução de material por usuário que estava se desligando da Instituição.

A partir de 03 de novembro de 2021, deu-se o início à retomada das atividades presenciais e, em 17 de novembro de 2021, do atendimento ao público.

No ano de 2021, foi entregue o prédio 5, localizado no campus 2, onde se encontram as novas dependências da Biblioteca da Unidade. Em 26 de agosto de 2021, teve início a transferência do acervo para as novas instalações, trabalho que se estendeu até 12 de novembro de 2021.

Prédio 1 UNIPAMPA – mudança para o campus 2, prédio 5

Prédio 5 UNIPAMPA – Biblioteca

Prédio 5 UNIPAMPA – Biblioteca

Prédio 5 UNIPAMPA – Biblioteca

Dimensões das novas dependências da biblioteca são:

- Área total: 524,94 m²;

- Sala do acervo e atendimento ao público – 368,68 m²;

- Sala processamento técnico: 19,70 m²;

- Almoxarifado: 5,50 m²;

- Copa: 5,50 m²;

- Sala de consulta e pesquisa: 93,78 m²;

- Sala de trabalho em grupo 5110: 15,39 m²;

- Sala de trabalho em grupo 5112: 7,16 m²;

- Sala de trabalho em grupo 5114: 9,23 m².