Página inicial > Comecam inscricoes ao 10o salao internacional de ensino pesquisa e extensao na proxima semana
Data de publicação 16/08/2018 - 16:22 Atualizado em: 16/08/2018 - 16:22 674 visualizações

Começam as inscrições ao 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão na próxima semana

Evento é realizado a partir da parceira entre instituições de ensino superior brasileiras e uruguaias
Por Aline Reinhardt da Silveira

O 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) começa a receber inscrições nesta terça-feira, 21 de agosto. O encontro será realizado em Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2018.

Como ocorreu na edição anterior, a organização do evento em 2018 é realizada em parceria pelas instituições brasileiras Unipampa e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e pelas uruguaias Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC) e Universidad de la Republica (Udelar). “Promovido mais uma vez na ‘Fronteira da Paz’, região conhecida pela cultura de integração e convivência internacional pacífica, o Siepe chega a sua décima edição reafirmando a interação científica entre instituições de diferentes países”, afirma a comissão organizadora.

Com a temática “Uma Década Colaborando para o Conhecimento Sem Fronteiras”, o Siepe reforça neste ano seu caráter internacional e seu relevante papel como evento que propicia a discussão e proporciona visibilidade à produção acadêmico-científica do Pampa.

Inscrições

As inscrições para o 10º Siepe começam nesta terça-feira, 21, e vão até o dia 16 de outubro. A submissão de trabalhos também inicia nesta segunda-feira, mas encerra-se no dia 13 de setembro. O mesmo prazo se aplica ao envio de propostas de oficinas e minicursos.

Ao todo, são quatro modalidades de inscrição: iniciação científica de nível técnico, iniciação científica, pós-graduação e pesquisador. A iniciação científica de nível técnico destina-se a estudantes de Ensino Médio e/ou Técnico, enquanto a modalidade iniciação científica destina-se aos estudantes de graduação de instituições de ensino superior. A pós-graduação é a modalidade de inscrição dos acadêmicos de pós-graduação de instituições de ensino superior, e a modalidade pesquisador destina-se a técnicos ou docentes vinculados a instituições de nível tecnológico ou superior, órgãos ou centros de pesquisa, organizações de desenvolvimento regional, entre outros.

Apenas a modalidade pesquisador dispensa a autorização do orientador para submissão dos trabalhos. As demais modalidades devem observar os requisitos aos orientadores para enviar seus trabalhos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo sistema Guri, e há uma taxa de inscrição e R$ 30,00 para a modalidade pesquisador e R$ 20,00 para as demais modalidades. Estudantes beneficiados por programas de permanência ou de assistência estudantil em quaisquer instituições serão isentos da taxa de inscrição.

Os participantes não brasileiros devem observar algumas orientações sobre o pagamento da taxa de inscrição. O pagamento da taxa de inscrição de estudantes, professores e servidores técnicos das instituições organizadoras do Uruguai será realizado pelas próprias instituições. Os interessados deverão contatar as respectivas instituições. Os demais participantes que não são brasileiros deverão entrar em contato pelo e-mail siepe@unipampa.edu.br para realizar o pagamento.

Os trabalhos podem ser submetidos nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão, e Inovação, para apresentação oral ou pôster. Todos os detalhes sobre as normas para submissão dos trabalhos, formatação, apresentação e como tirar dúvidas sobre os trabalhos devem ser conferidas no Regulamento do Siepe. Novidades sobre o Siepe e todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site do 10º Siepe.