Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa promove Exposição Virtual
Os estudantes do componente curricular de Estética e História da Arte, do 2º e 4º semestres do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), orientados pela professora Juliana Salbego, produziram a Exposição Virtual Ready Made. Realizada a partir do contexto do ensino remoto, tem por objetivo apresentar uma perspectiva provocadora sobre arte e produzir reflexões a respeito de assuntos diversos na comunidade acadêmica da Unipampa. Esta exposição tem seu nome oriundo do termo em inglês “ready made” que significa “feito pronto”. Faz referência a um estilo de criação artística que tem por intenção que objetos já prontos, que fazem parte de nosso cotidiano (industrializados ou não), ganhem novos significados ao serem deslocados e/ou ao receberem algum tipo de intervenção e, assim, possam produzir provocações no público.
O primeiro Ready Made foi criado pelo pintor e escultor Marcel Duchamp, no ano de 1913, chamado “Roda de Bicicleta”. Esta obra uniu um banco a uma roda de bicicleta pela poética que ele julgava advir de seu movimento de giro. Com esta proposta, o artista questionou o estatuto tradicional da arte que, até então, a valorizava apenas como um produto original do artista, feita com materiais clássicos e dependente de sua habilidade técnica. As obras de Duchamp são tidas como as sementes da conhecida Arte conceitual, uma tendência contemporânea que entende a produção artística como a manifestação de uma ideia ou conceito, independente do material ou da técnica usados pelo artista.
A exposição pode ser acessada gratuitamente pela plataforma ARTSTEPS, pelo computador ou smartphone. Para isso, basta buscar no aplicativo pelo título: ‘Exposição Virtual Ready Made’ ou entrar diretamente pelo Link de acesso: https://www.artsteps.com/view/622fc24a70c567526f5f1fa6. A montagem da exposição, no ambiente virtual, contou com o apoio técnico da acadêmica Bruna Bettim.
Para a professora Juliana Salbego, a atividade apresenta uma perspectiva provocadora sobre a arte. “Revela, a partir dos ready mades, que nem o material de que é feito uma obra, nem a sua técnica ou mesmo o local onde ela se apresenta são, necessariamente, os aspectos mais importantes, pois o enfoque está no tipo de problematização, movimentação que aquela manifestação artística é capaz de provocar”, afirma a docente. Juliana também destaca a oportunidade de acesso ao conteúdo por uma plataforma digital, “que simula a experiência estética de visitar uma exposição e, neste sentido, amplia e democratiza o acesso a este tipo de produção”, finaliza.
Com informações de Juliana Salbego
Últimas notícias
-
01/05/2024 - 20:53
-
29/04/2024 - 17:35
-
29/04/2024 - 16:24
-
26/04/2024 - 17:48
-
25/04/2024 - 13:14