Página inicial > Evento aborda representatividade negra nas midias com lancamento de produto inovador
Evento aborda representatividade negra nas mídias com lançamento de produto inovador
Data de publicação 02/05/2019 - 14:59 Atualizado em 02/05/2019 - 15:14
Por Hamilton de Lima Souza

Alunos dos cursos de comunicação da Unipampa discutiram a representatividade nas mídias na última terça-feira. A condução das discussões ficou por conta de Andrea Silvano, Carla Ernesto, Richele Reeis, Jonathan Karter, Robson Júnior e Victor Leandro . Foram abordadas questões a partir de duas propostas de campanhas publicitárias de empresas nacionais, com repercussões sobre a interpretação pela comunidade afrodescendente. O grupo trouxe experiências de vidas e visões sociológicas do papel do negro na sociedade segundo análises comportamentais de várias regiões do país. Além da discussão da representatividade negra nas mídias foi lançado um projeto da disciplina da professora Fernanda Sagrilo.

Ação do projeto RP Inclusiva

Imagens estereotipadas, pejorativas e/ou secundárias da cor de pele são predominantes no nosso país. Foi pensando nisso que surgiu o incentivo ao debate sobre o espaço das pessoas negras nas mídias. Essa necessidade foi bem percebida dentro de um campus de Comunicação, onde os próximos profissionais da área estarão se moldando para enfrentar o mercado. Dentro do cenário exposto, o projeto de extensão “Relações Públicas Inclusiva: a diversidade na comunicação”, coordenado pela professora  Fernanda Sagrilo Andres, propôs a roda de conversa para debater sobre esse assunto de tanta relevância para a comunidade.

Na tarde de terça-feira, 30 de abril, no Auditório da Unipampa, aconteceu o primeiro evento do projeto de extensão. Na oportunidade, foi apresentada a marca do RP Inclusiva, desenvolvida pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda – Gabriel Prestes, João Victor Souza, Luana Kasper, Nathalia Halmenschlager e Pedro Rosa.

Na sequência, aconteceu a mesa de debates, formada por pessoas negras, abordando a representatividade negra nas mídias, a partir dos seus lugares de fala. Os atores e as atrizes que fazem parte do AfroDrive, Andrea Silvano, Carla Ernesto, Richelle Reeis, Jonathan Karter, Robson Junior e Victor Leandro dialogaram, mostraram dados e emocionaram os presentes.

O fechamento do evento aconteceu com o lançamento de um produto inovador para o campo, o AfroDrive https://drive.google.com/drive/folders/1gfivRfGxuNph0o2wWd-6TVMs84MzmP3O?fbclid=IwAR3VAJmhSjUikQKxmPzaEAqS_O6jloWNEOKD0Bi6fpQKkZqbghVEdvTG_Fc ; um banco de conteúdos que oferece gratuitamente imagens, vídeos e mockups (imagens editáveis) com o protagonismo negro, a fim de fomentar a visibilidade e a representatividade da negritude dentro dos meios de comunicação.

O banco de conteúdo é uma criação dos alunos– Brunno Soares, Giulia Junges, Willian Silva, Willian Jhonathan, Leonardo Macedo e Leonardo Artioli, com orientação da professora Fernanda. Ele começou a ser desenvolvido no componente curricular - Estratégias de relacionamento com os públicos. O envolvimento dos acadêmicos nas atividades desse componente e a motivação em seguir discutindo, deram início ao projeto RP Inclusiva.

Informações do curso de RP

Fotografias: Hamilton Souza

A professora Fernanda Sagrilo fala sobre as propostas que os alunos vão trabalhar durante o evento

Debatedores do evento