Página inicial > Inscricoes abertas para intercambio estudantil virtual do programa bramex
Data de publicação 23/06/2022 - 17:03 Atualizado em: 23/06/2022 - 17:03 280 visualizações

Inscrições abertas para intercâmbio estudantil virtual do Programa Bramex

O envio da documentação para a Daiinter deve ser feito até o dia 26 de junho
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou o edital de intercâmbio estudantil virtual do Programa Bramex (Brasil – México). As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de junho, por meio do envio da documentação, em formato PDF, para o e-mail da Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais: daiinter@unipampa.edu.br.

Os documentos exigidos são: formulário de inscrição (anexo I do Edital nº 203/2022); currículo Lattes; carta de motivação assinada, redigida em espanhol; declaração do coordenador do curso de graduação (anexo II); plano de estudo com descrição dos componentes curriculares a serem cursados; histórico escolar simplificado; comprovante de matrícula; cópia de documento oficial com foto. Os detalhes sobre a documentação podem ser conferidos no Edital nº 203/2022.

A seleção é composta pela análise e avaliação da documentação e pela avaliação do conhecimento em língua espanhola (via Google Meet). Na avaliação oral serão considerados os seguintes critérios: adequação gramatical; fluência; complexidade das estruturas utilizadas; conteúdo das respostas; e, uso de marcadores conversacionais e de estratégias de comunicação.

Quem pode participar?

São pré-requisitos para participar da seleção: estar matriculado na Unipampa; ter mais de 18 anos no momento da candidatura; ter, no mínimo, 25% de aproveitamento dos componentes ou créditos acadêmicos cumpridos; ter, no mínimo, média 6,0 em seu histórico escolar com, no máximo, três reprovações; e, por fim, não cursar semestre de possível integralização curricular – o aluno deve cursar o intercâmbio e, após a finalização, ter, pelo menos, três componentes curriculares a serem cursados na Unipampa.

Quais são as universidades?

A oportunidade de intercâmbio virtual é para as seguintes universidades mexicanas:

Universidad Autónoma de Tlaxcala; Universidad de Colima; Universidad Autónoma de Tamaulipas; Universidad Autónoma de Zacatecas; Centro de Investigación y Docencia Económicas, A.C. (CIDE); Tecnológico Nacional de México/Instituto Tecnológico de Orizaba; Universidad Autónoma de Ciudad Juárez; Universidad Autónoma de Yucatán; Instituto Tecnológico de Campeche del Tecnológico Nacional de México; Universidad Tecnológica de Tula-Tepeji; Universidad Autónoma de Nuevo León.

Saiba mais em: Edital nº 203/2022 – Edital de Intercâmbio Estudantil Virtual Programa Bramex (Brasil – México) - GCUB