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Data de publicação 27/10/2022 - 16:23 Atualizado em: 27/10/2022 - 17:34 394 visualizações

Mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa abre inscrições em novembro

Por Sofia Viero Sorgetzt

A partir do dia 01 de novembro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no Mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 

Podem se inscrever no processo seletivo graduados ou prováveis formandos, independente de suas áreas de formação. O mestrado profissional é uma oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho e de continuação da formação acadêmica. 

Serão ofertadas 10 vagas universais, 01 vaga reservada a candidato técnico-administrativo em educação da Unipampa e 01 (uma) vaga reservada a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

A seleção se constitui de uma única etapa: prova oral, a ser realizada, de forma remota, entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2022. Essa prova versará sobre dois eixos: eixo memorial descritivo e eixo reflexões a partir das produções bibliográficas, técnicas e experiências profissionais contidas no Currículo Lattes do candidato.

As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 21 de novembro e o memorial deverá ser enviado até o dia 30 de novembro de 2022. 

Todas as informações referentes à seleção estão disponíveis no Edital nº 357/2022.

Mestrado profissional

Segundo a CAPES, o mestrado profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área do curso. O título de Mestre Profissional confere os mesmos direitos conferidos por um mestrado acadêmico, tanto no sentido de possibilitar que o egresso seja um candidato em potencial para um curso de doutorado quanto no sentido de preparação para a atuação docente. 

Indústria criativa

Reconhecida como setores culturais e criativos constituída pelo patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, audiovisual, livro e literatura, e criações funcionais. São exemplos de indústria criativa na região: Ruínas jesuíticas-guaranis de São Miguel das Missões (Patrimônio material); Museus Casa João Goulart e Casa Getúlio Vargas; artesanato “Lã Pura”; festivais musicais (“Califórnia da Canção”, “Festival da Barranca”, “Canto Missioneiro”); festas e mostras regionais (“Festival da Cambona” e a “Mostra da Arte Missioneira”). Além disso, a produção de jogos eletrônicos, a arquitetura, a publicidade e as atividades midiáticas são áreas ligadas à indústria criativa.

Conheça também o site do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC).