Mestranda da Unipampa, Campus São Borja, produz guia em formato ebook para divulgação de método para análise científica de peça comunicacional
“Guia do método ‘Noção ética’: Para análise de peça comunicacional”. Esse é o processo/produto comunicacional desenvolvido pela jornalista e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Karine de Oliveira Freitas. A produção é resultante de seu Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com o propósito de contribuir com a ciência, setor compreendido pelo Relatório de Economia Criativa da UNCTAD (2010) como pertencente à indústria criativa, e teve a orientação do professor Gabriel Sausen Feil.
O processo/produto comunicacional “Guia do método ‘Noção ética’: Para análise de peça comunicacional” tem como autor do método, Gabriel Sausen Feil, enquanto Karine é a autora do Guia em si. Foi responsável pela arte gráfica e diagramação, Júlia Rocha Paz, estudante do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa, Campus São Borja. Conforme a autora, o guia foi finalizado no ano de 2020, entretanto, o seu lançamento oficial ocorre em fevereiro de 2021, seguindo o Calendário Acadêmico, que sofreu alterações em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.
O método "Noção ética" teve origem em uma pesquisa intitulada “Publicidade ética não-moralista”, coordenada pelo professor Gabriel Sausen Feil e registrada no Sistema de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE). Portanto, o método de análise constitui-se na proposição de um modo de fazer, isto é, atua no âmbito da forma e não no âmbito da fundamentação teórica da pesquisa; o que significa que, ainda que o método conte com conceitos constitutivos, a pesquisa que vier a usá-lo poderá lançar mão de um referencial teórico específico, tanto para embasar as suas reflexões quanto para definir corpus de análise, critérios avaliativos etc.
O guia dirige-se aos pesquisadores da comunicação que têm interesse na pesquisa envolvendo a ética, em outras palavras, serve para analisar peças comunicacionais (jornalísticas, publicitárias, de relações públicas e afins) em seus problemas éticos. A perspectiva deste produto comunicacional surgiu a partir da constatação dos pesquisadores de que, apesar do conceito de ética ser amplamente debatido na Academia, não há nenhum método, propriamente, voltado para a análise ética.
Nesse sentido, o conteúdo expresso no guia pode se tornar relevante na medida em que não apenas problematiza a ética, mas, sobretudo, apresenta uma possibilidade metodológica específica para a análise do problema ético em peças comunicacionais.
O guia tem acesso livre para visualização e download.
Com informações de Karina Freitas
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