O grupo de Pesquisa Diálogos do Pampa da Unipampa, registrado no CNPq desde 2010, encerra na próxima quarta-feira, dia 26, o cronograma de reuniões desse ano, celebrando a convivência com orientandos, alunos e ex-alunos, colegas professores pesquisadores internos e externos à universidade.
Por meio de estudos e discussões programadas, inclusive, contando com convidados palestrantes, o grupo trabalha questões teóricas e metodológicas em perspectiva interdisciplinar.
Nem todos os 22 integrantes do GP conseguem participar todos os encontros, já que o grupo se reúne sistematicamente sempre às quartas-feiras, mas a maioria já se agenda para esse compromisso e acaba enriquecendo o debate em torno dos temas, envolvidos por preocupações com a pesquisa.
O Diálogos do Pampa vem construindo uma base de dados em pesquisa e formando novos pesquisadores, até mesmo, com êxito fora do país. Alguns de seus membros estudaram nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha, outros acumulam experiências no Brasil em centros de excelência em formação e pesquisa, em várias universidades federais. Há participações de membros da Bahia, do Rio de Janeiro, Pernambuco, do Paraná e Minas Gerais, além do próprio Rio Grande do Sul.
O grupo é aberto a graduandos, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores ou pós-doutores, atuando ou não no magistério superior, interessados em aprender e revisar conceitos e propostas metodológicas de pesquisa, contribuindo numa rede de estudos que perpasse também a divulgação de eventos, oportunidades de trabalho, concursos, lançamentos editoriais e oportunidades de publicações acadêmico-científicas.
No momento, o grupo trabalha na publicação de um quarto livro contendo trabalhos produzidos exclusivamente por seus membros pesquisadores, registrados na Plataforma do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. O lançamento da obra é previsto para março de 2026.
Últimos Informes
-
05/10/2026 - 14:11
-
29/09/2026 - 16:10
-
21/09/2026 - 08:51
-
15/09/2026 - 15:53
-
09/09/2026 - 10:29
-
28/08/2026 - 10:21

