Página inicial > Projeto de extensao da unipampa debate saude mental no caps com cerca de 200 pessoas atendidas
Projeto de extensão da UNIPAMPA debate Saúde mental no CAPS com cerca de 200 pessoas atendidas
Data de publicação 18/09/2019 - 09:50 Atualizado em 18/09/2019 - 11:05
Por Hamilton de Lima Souza

     O projeto de extensão “Saúde Mental: Rodas de conversas no CAPS/AD de São Borja” é coordenado pelo professor Jocenir de Oliveira  do curso de Serviço Social da Unipampa. A equipe é composta pela bolsista Larissa Bolzan e o bolsista Otaviano Aquino. Também contou com a colaboração das discentes: Aline Casaroli, Ana Rios, Adriane Guedes, Fernanda Nolibos, Rubya Garcia, além da participação da Assistente Social do CAPS/AD Ana Paula da Rosa e técnicos da instituição. Já atendeu quase duzentas pessoas desde sua implantação.

     O projeto tem como objetivo proporcionar atendimento através de rodas de conversa na particularidade do Serviço Social junto ao Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) de São Borja, buscando a integralidade no atendimento das necessidades sócio assistenciais dos usuários. Também visa facilitar o acesso a políticas de Saúde Mental aos usuários do CAPS-AD a fim de promover melhor qualidade de vida aos sujeitos atendidos. Por ano são realizados cerca de 30 encontros com cerca de 200 cidadãos.

     Entre as ações desenvolvidas pelo projeto estão rodas de conversa semanais (nas sextas-feiras) com os usuários do CAPS/AD, onde são apresentados temas referentes ao uso abusivo de álcool e outras drogas, violência, relações familiares e comunitárias, mundo do trabalho entre outras temáticas.  Um dos objetivos é  fortalecer os sujeitos através de reflexões, contribuindo para que possam alcançar melhorias e qualidade de vida.

    Entre os resultados do projeto, destacam-se: a expansão de campos de estágio obrigatório para o curso de Serviço Social; aproximação entre a UNIPAMPA e a comunidade; subsídio para a formação profissional das estagiárias, bolsistas e monitores; além de ser um espaço de discussão e aprimoramento técnico/teórico para todos os integrantes do projeto.

 

Texto: Débora Abreu/estagiária de RP
Crédito da foto: Divulgação do projeto.

 

Equipe do projeto

Equipe do projeto

Equipe do projeto