Página inicial > Seminario homenageia professora mara ribeiro
Data de publicação 04/04/2019 - 10:32 Atualizado em: 04/04/2019 - 10:32 717 visualizações

Seminário homenageia professora Mara Ribeiro

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do curso de Jornalismo do Campus São Borja, promove, nos dias 10 e 11 de abril, o Seminário intitulado "Homenagem à Mara Ribeiro: cenários de luta e resistência política, feminina e cultural". A professora Mara Ribeiro, que faleceu em 2018, iniciou sua atuação na Unipampa em outubro de 2007.

O evento é voltado aos estudantes de graduação, pós-graduação e demais interessados na temática e não possui taxa de inscrição. A programação do primeiro dia ocorre no Auditório do Campus 2 da Unipampa e a do segundo dia nas salas 2104 e 2201.

O Seminário enfatiza as temáticas de pesquisa e de atuação social de Mara Ribeiro, que são comunicação e gênero; comunicação, cultura e identidade; história da mídia; jornalismo político e mídia e direitos humanos. A abertura do evento contará com a inauguração de placa que atribui o nome da professora ao auditório do Campus São Borja. Na ocasião, colegas, alunos e familiares de Mara Ribeiro irão prestar homenagens.

A primeira palestra do dia – intitulada “Jornalismo e ideologia: relatos de uma pesquisa” – será ministrada pelo professor Marcelo Rocha. Haverá também a palestra “Precários e profanos: enquadramentos transviados em mídias digitais”, proferida pelo doutorando em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Alisson Machado, que pesquisa sobre mídia, gênero e sexualidade, cultura e consumo.

O evento conta ainda com a mesa de debates “Diálogos sobre gênero, educação e cultura contemporânea", com a participação de pesquisadoras das instituições de São Borja. Os trabalhos temáticos serão apresentados no dia 11 de abril. O Seminário Mara Ribeiro encerra com uma sessão especial do Cine Pipoquinha, ao qual a professora se dedicou, com exibição de filme e debate.