Início > Curso de geofisica da unipampa recebe conceito 5 em avaliacao do mec
Data de publicação 25/04/2024 - 07:41 Atualizado em: 25/04/2024 - 08:12 29 visualizações

Curso de Geofísica da Unipampa recebe conceito 5 em avaliação do MEC

A avaliação foi realizada entre os dias 15 e 17 de abril
Por 2110100929

O curso de Geofísica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Caçapava do Sul, recebeu o conceito 5 na Renovação de Reconhecimento de Cursos, realizada em abril pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação teve duração de três dias e fez uma análise da infraestrutura do Campus, incluindo salas de aula, biblioteca, laboratórios e áreas de convivência da comunidade universitária. Também avaliaram-se os métodos didáticos, pedagógicos e de ensino-aprendizagem aplicados. Destacou-se a qualidade do conjunto de professores e servidores, além dos projetos de pesquisa que proporcionam bolsas de iniciação científica para os estudantes.

A coordenação do curso de Geofísica ressalta o perfil do egresso, pois está atualizado em relação às necessidades do mercado de trabalho da área. Além disso, o coordenador, Everton Frigo, atribui o recebimento do conceito 5 a excelência da estrutura curricular do curso, da composição e à qualificação dos professores: “A coordenação do curso agradece pelo empenho de toda a comunidade acadêmica envolvida no processo avaliativo, incluindo a Reitoria, a Pró-Reitoria de Graduação, a Direção do Campus, os docentes, os  técnicos-administrativos e os discentes do curso”, conclui.

O diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas, realça que o curso de Geofísica foi o primeiro a ser implantado no Campus e que atualmente seus alunos egressos conseguem rápida inserção e ascensão no mercado de trabalho nacional e internacional. O diretor celebra: “O conceito 5 representa muito mais que um número, ele representa a consolidação do primeiro curso de graduação do Campus Caçapava do Sul”, afirma.

Sobre o Curso de Geofísica

O curso de Geofísica da Unipampa é ofertado de forma presencial em turno integral e tem duração de 4 anos. Implementada em 2006, no Campus Caçapava do Sul, a graduação completa 18 anos em 2024. Com carga horária total de 3.200h, o curso abrange as áreas de geofísica e geociências, ressaltando a aplicação de conhecimentos que abrangem a prospecção de óleo e gás, recursos minerais e água subterrânea, o mapeamento geológico, projetos de engenharia e monitoramento ambiental. Tais competências e aptidão são um diferencial para  inserção no mercado de trabalho.

Conheça mais sobre os cursos de graduação da Unipampa no Portal de Ingresso na Graduação.