Início > Produção artística do campus jaguarão resulta na exposição mulheres de atenas
Data de Publicação 23/01/2015 - 12:20 Atualizado em 25/06/2015 - 16:04 9330 visualizações

Produção artística do Campus Jaguarão resulta na exposição Mulheres de Atenas

Por Franceli Couto Jorge

A partir de trabalhos realizados durante um semestre, na disciplina Arte e Educação, do curso de Pedagogia, do Campus Jaguarão, alunos desenvolveram instalações artísticas, baseadas na canção "Mulheres de Atenas", de Chico Buarque. A atividade resultou na exposição Mulheres de Atenas, que acontece no saguão de entrada do Campus, no período de 10 de janeiro até hoje, 23.

Conforme o professor Clóvis da Rolt, o processo de elaboração dos trabalhos levou em conta diversas etapas, com o objetivo de permitir ao aluno o entendimento de que a produção artística envolve reflexão, planejamento, soluções técnicas, exploração conceitual e leitura simbólica.

As instalações foram produzidas por duplas de acadêmicos, em que se explorou aspectos da canção, trazendo à tona diversas reflexões sobre a condição da mulher na sociedade atual e de outrora. Segundo o professor, ao longo do semestre, foram debatidas premissas teóricas e metodológicas, com o intuito de contribuir para a formação do pedagogo e para o desenvolvimento de uma percepção sobre a necessidade de que a arte e a estética permeiem a educação como uma energia humanizadora.

instalação artística envolve um pequeno armário e roupas jogadas no chão instalação artística contém um pedestal com imagens femininas, ao redor, pedras e conchas de animais marinhos, todos os itens sobre um pano branco

Para o acadêmico Fabiano de Quadro Gonçalves, a experiência na elaboração da instalação artística foi satisfatória. "Aprendi que por trás de uma obra de arte existe um enorme contexto. Aprendi também a apreciar as obras dos colegas, a pensar e a refletir sobre um tema proposto", comenta.

De acordo com o aluno Lucas Martinez, o trabalho intelectual da criação das obras é um processo poético que envolve as percepções e os sentimentos. "Tenho certeza que depois dessa experiência, ao longo da disciplina de Arte e Educação, vou me sentir mais capaz de observar a arte e criticá-la".

• um suporte para cabides está montado, com lona cinza à esquerda e pano negro à direita. No suporte há papéis pendurados com mensagens de teor machista; no chão, objetos femininos como sapato de salto, batom, pente, dentre outros
    • instalação artística à esquerda, com velas ao redor de uma tigela em frente a uma grade de metal. à direita, há uma cadeira com uma grinalda branca em cima, com pedras e conchas de animais marinhos ao redor da cadeira, tudo em cima de um pano negro.
    • instalação artística é composta de diversas ultrassonografias dispostas lado a lado sobre um pano branco, no primeiro plano; no fundo, um berço de criança
    • instalação artística composta de uma caixa de papelão com os dizeres "frágil" e "feito em Atenas"