Início > Unipampa apresenta demandas para vice presidente do brasil
Data de Publicação 04/04/2019 - 11:45 Atualizado em 04/04/2019 - 11:46 1823 visualizações

Unipampa apresenta demandas para vice-presidente do Brasil

Na quarta-feira, 3, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proext) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), apresentou suas demandas institucionais para o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, na ocasião no exercício da presidência.

A pró-reitora e o pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, Nádia Bucco e Rafael Maurer, contextualizaram a inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação, devido à importância na formação dos estudantes. Além disso, abordaram a relação da universidade com a comunidade e a reativação do edital nacional Proext/MEC e apresentaram o projeto de Arborização Urbana.

Na oportunidade, o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor), ligado a Proext, apresentou os dados históricos das formações e, recentemente, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Também foi solicitada a reativação da Política Nacional de Formação Continuada através de cursos de aperfeiçoamento a serem ofertados pelo Ministério da Educação para os professores da rede básica de ensino.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Velci Queiróz, tratou sobre a pesquisa e a pós-graduação. Sobre o primeiro tema, enfatizou o aprimoramento do conhecimento tradicional das regiões da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Quanto à pós-graduação, mencionou a existência de 23 cursos de pós-graduação stricto sensu, dos quais cinco são doutorados acadêmicos, reforçando a necessidade de manutenção e maior aporte orçamentário e financeiro para Ciência e Tecnologia. Durante a reunião, o pró-reitor afirmou que a Unipampa, apesar de apenas uma década de fundação, já demonstra o enorme potencial dos pesquisadores e a necessidade de um olhar mais regionalizado para a Metade Sul do RS.

Vice-presidente, Hamilton Mourão, recebe gestores da Unipampa. Foto: Divulgação