Início > Unipampa participa de seminário promovido pela andifes
Data de Publicação 22/03/2016 - 15:01 Atualizado em 22/03/2016 - 15:09 2035 visualizações

Unipampa participa de seminário promovido pela Andifes

Por Franceli Couto Jorge

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoveu um seminário no dia 16 de março, em Brasília, para tratar sobre o preenchimento das vagas discentes. Intitulado “Eficiência e Qualidade na Ocupação das Vagas Discentes”, o evento contou com o apoio do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Na pauta do encontro, além do preenchimento das vagas discentes oferecidas pelas IFES, foram tratados assuntos voltados às ações e políticas atuais de combate à evasão e à retenção discente. Durante o seminário também houve a discussão de propostas para ocupação de vagas ociosas derivadas destes fenômenos nas Universidades Federais.

O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, apresentou o diagnóstico da ocupação das vagas discentes nas Universidades Federais e, também, falou sobre as metas de expansão da educação superior no Plano Nacional de Educação.

Entre as metas estão o aumento da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público; aumentar gradualmente o número de  matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores; garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação, assegurado que todos os professores (as) da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Sampaio também destacou que de cada quatro estudantes de graduação, três estudam em instituições privadas e apresentou estatísticas gerais. Os dez maiores cursos de graduação em números de matrículas no Brasil, por área, em 2014, foram:

1º - Direito;

2º - Administração;

3º - Pedagogia;

4º - Ciências Contábeis;

5º - Engenharia Civil;

6º - Enfermagem;

7º - Psicologia;

8º - Gestão de Pessoal/ Recursos Humanos;

9º - Serviço Social;

10ª – Engenharia de Produção.

Já os dez maiores cursos de graduação na rede Federal em número de matrículas no Brasil, por área, no mesmo ano, foram:

1º - Pedagogia;

2º - Administração;

3º - Direito;

4º - Formação de professores de matemática;

5º - Formação de professores de biologia;

6º - Medicina;

7º - Agronomia;

8º - Engenharia Civil;

9º - Formação de professores de língua/literatura vernácula (português);

10º - Ciência da Computação.

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Marco Antonio Fontoura Hansen, e o pró-reitor de Graduação, professor Ricardo Carpes, representaram a Universidade no Seminário.

Tags: Gestão, Reitoria