Página inicial > 2o debate entre osa candidatosa ao cargo de reitora da unipampa sera realizado na quarta feira 30 no
Data de publicação 28/08/2023 - 13:13 Atualizado em: 28/08/2023 - 13:13 90 visualizações

2º Debate entre os/a candidatos/a ao cargo de reitor/a da Unipampa será realizado na quarta-feira, 30, no Campus Uruguaiana

A comunidade acadêmica pode enviar suas perguntas para o debate até hoje, 28, via questionário da CPC-G
Por Franceli Couto Jorge

A campanha eleitoral da Consulta à Comunidade Acadêmica para escolha de candidatos/a ao cargo de reitor/a da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está chegando a sua fase final. Para quem ainda está em dúvida, o segundo debate entre os/a candidatos/a é uma oportunidade para conhecer as propostas, esclarecer dúvidas, fazer perguntas e ouvir o que pensam os docentes e a docente que concorrem ao pleito. Na próxima quarta-feira, 30, às 19h, é a vez do Campus Uruguaiana receber as três chapas para o debate. Quem não puder acompanhar presencialmente, pode assisti-lo pelo canal da Unipampa no YouTube.

Perguntas da comunidade acadêmica aos/à candidatos/a

A comunidade acadêmica pode enviar perguntas para o segundo debate até as 23h59 desta segunda-feira, dia 28, por meio de questionário eletrônico elaborado pela Comissão Pró-Consulta Geral (CPC-G). As perguntas serão respondidas pelos/a candidatos/a durante o debate. A CPC-G orienta que ao elaborar as questões, sejam observadas as seguintes recomendações:

• 1. A descrição do tema deve ser objetiva e sucinta;
  • 2. O formulário deve abranger uma única pergunta relacionada a um único tema, salientando que não há limitações de perguntas para cada membro da comunidade acadêmica;
  • 3. A comissão descartará sumariamente questões que:
  • a) Envolvam  preferência por partido político ou ideologia partidária dos/da candidatos/candidata;
  • b) Envolvam vida pessoal ou de fórum íntimo dos/a candidatos/a;
  • c) Não envolvam a gestão da universidade;
  • d) Sejam enviadas com intuito de direcionamento para algum/a candidato/a, a fim de obter vantagem estratégica no debate.

Regras do debate

O debate será dividido em quatro blocos distintos:

• 1° bloco - abertura e livre manifestação inicial dos/a candidatos/a;
  • 2° bloco - destinado a perguntas de tema livre entre os/a candidatos/a;
  • 3° bloco - destinado às respostas de perguntas recebidas da comunidade acadêmica (docentes, técnicos-administrativos em educação e discentes) previamente por formulário on-line;
  • 4° bloco - considerações finais dos/a candidatos/a e encerramento do debate.

O debate será aberto ao público, cujo acesso se dará por ordem de chegada e até que se atinja a capacidade de lotação máxima do Salão de Atos do Campus Uruguaiana, que é de 140 pessoas. A sala do debate abrirá às 18h. Cada candidato/a terá direito a 30 lugares no local do debate, cujas fichas de acesso rubricadas pela CPC-G serão entregues às campanhas no dia do debate.

A posição dos/a candidatos/a no palco do debate será definida através de sorteio a ser realizado 45 minutos antes do início do debate com a presença dos/a candidatos/a.

Para ter acesso a descrição de cada bloco na íntegra e mais informações, acesse: Regras do 2º debate

Conheça os/a candidatos/a e seus planos de gestão

Chapa 1 - RenovAção
Candidato a reitor: professor Alexandre Vicentine Xavier
Candidato a vice-reitor: professor José Waldomiro Jiménez Rojas
Acesse o plano de gestão da Chapa RenovAção

Chapa 2 - Unipampa - Corações e Mentes
Candidata à reitora: professora Shirley Grazieli da Silva Nascimento
Candidato a vice-reitor: professor João Pablo Silva da Silva
Acesse o plano de gestão da Chapa Unipampa - Corações e Mentes

Chapa 3 - Unipampa pra toda gente
Candidato a reitor: professor Edward Frederico Castro Pessano
Candidata à vice-reitora: professora Francéli Brizolla
Acesse o plano de gestão da Chapa Unipampa pra toda gente

Cronograma: Saiba as próximas etapas da Consulta

• 28/08/2023 - Divulgação da lista de votantes;
  • 28/08/2023 a 30/08/2023 - Submissão de recurso da lista de votantes;
  • 30/08/2023 - Segundo debate;
  • 31/08/2023 - Análise dos recursos da lista de votantes;
  • 1º/09/2023 - Homologação da lista de votantes;
  • 11/09/2023 - Encerramento do período de campanha às 23h59;
  • 12/09/2023 - Realização da Consulta à Comunidade;
  • 13/09/2023 - Publicação dos resultados da Consulta;
  • 13/09/2023 a 14/09/2023 - Submissão de recurso dos resultados da Consulta;
  • 15/09/2023 - Análise dos recursos dos resultados da Consulta;
  • 18/09/2023 - Homologação e divulgação dos resultados finais da Consulta https://sites.unipampa.edu.br/consulta/;
  • 19/09/2023 - Protocolo do resultado da Consulta à Presidência do Consuni.

Para não esquecer

Envio de perguntas
Data: Até 28/08/2023
Horário: Até 23h59