Página inicial > Campus sao borja inaugura comite de genero e sexualidade
Data de publicação 16/06/2023 - 15:40 Atualizado em: 16/06/2023 - 15:40 156 visualizações

Campus São Borja inaugura Comitê de Gênero e Sexualidade

Por Sofia Viero Sorgetzt

Será inaugurado no dia 19 de junho o Comitê de Gênero e Sexualidade do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A atividade inicia às 18h com atividades artísticas no saguão do Campus 1. Em seguida, haverá visitação à sala do Comitê e na sequência, no estúdio de TV, ocorre o cerimonial de inauguração do Comitê, com falas do Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Paulo Rodinei Lopes, da Coordenadora Institucional do Comitê, Rubya Mara Munhoz, da professora representante do Comitê no Campus São Borja, Jaqueline Carvalho Quadrado e da representante estudantil Lins Robalo.

O Comitê de Gênero e Sexualidade representa um marco histórico para as lutas pelo respeito e reconhecimento da diversidade na comunidade acadêmica do Campus São Borja da Unipampa. O Comitê constitui-se em um espaço articulador que efetiva a indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa, potencializando as ações vinculadas à temática de gênero e sexualidade. Assim, o comitê objetiva dialogar, refletir e construir coletivamente alternativas possíveis no horizonte de uma cultura do respeito à diversidade e da equidade de direitos das pessoas excluídas dos processos de uma vida com justiça e dignidade social.

A Universidade Federal do Pampa como participante do HeForShe- ONU Mulheres, e do Comitê Gestor impulsionador no Rio Grande do Sul de combate a violência de gênero e sexualidade, vem desde abril de 2017 intensificando o trabalho de sensibilização de servidores e comunidade externa, através do desenvolvimento de ações específicas voltadas à temática de gênero, sexualidade e diversidade. Ciente de sua responsabilidade social para com as suas comunidades interna e externa, e sabedora do potencial que a Universidade tem de atingir e transformar vidas, pessoas e, consequentemente, sociedades, a Unipampa, apoiada nos mesmos princípios que norteiam a estratégia mundial da ONU Mulheres, passou a planejar e implementar atividades institucionais locais e regionais, de caráter educacional, sensibilizador e conscientizador, com o intuito de contribuir globalmente para o reconhecimento da necessidade da mudança comportamental em relação ao gênero feminino e a comunidade Lgbt+.

Espera-se que a partir desse projeto a elaboração de atividades voltadas à temática do empoderamento feminino e Lgbt+ tenha um acréscimo e que as ações possam cada vez mais atingir um maior número de pessoas, tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. O Comitê é essencial para garantir inclusão, promover igualdade de oportunidades e enfrentar toda sorte de preconceito, discriminação e violência, especialmente no que se refere a questões de gênero e sexualidade.

O Comitê de Gênero e Sexualidade do Campus São Borja da Unipampa será o primeiro a ter uma sala própria, a sala 1204-A,  localizada no Campus 1.

Tags: São Borja