Página inicial > Curso de direito do campus sao borja inaugura nucleo de praticas juridicas
Data de publicação 25/04/2023 - 16:35 Atualizado em: 25/04/2023 - 17:05 153 visualizações

Curso de Direito do Campus São Borja inaugura Núcleo de Práticas Jurídicas

Espaço oferecerá atendimento jurídico gratuito ao público de baixa renda
Por Sofia Viero Sorgetzt

Foi realizada na segunda-feira, 24, a inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O NPJ tem como objetivo oferecer atendimento jurídico gratuito para pessoas que não tenham condições financeiras para pagar um advogado particular. Os atendimentos serão prestados pelos acadêmicos do curso de Direito do Campus São Borja da Unipampa.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, imprensa e comunidade de São Borja. Compuseram a mesa de autoridades o Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, o diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, as professoras Viviane Coitinho, coordenadora do curso de Direito do Campus São Borja da Unipampa e Aline Fagundes, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unipampa São Borja. O professor Jair Coitinho, do curso de Direito do Campus Santana do Livramento da Unipampa, o promotor de justiça do Ministério Público Estadual de São Borja, Valmor Júnior Cella Piazza e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil em São Borja, Wagner Poerschke.

Na solenidade, destacou-se o papel social do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). O diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, enfatizou que o NPJ vinculará a Unipampa ao dia-a-dia dos são borjenses e às suas demandas de cidadania, além de reforçar o papel educacional, social e de extensão da Universidade. O Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, ressaltou que o NPJ será um instrumento que propiciará inclusão, aproximando a justiça de todos e isso tem um papel muito importante para uma instituição pública. Além disso, para Jorge, a inauguração do NPJ representa maturidade e consolidação do curso de Direito do Campus São Borja. O professor Jair Coitinho, que coordenou o NPJ do Campus Santana do Livramento, reforçou que o protagonismo do NPJ São Borja será exercido pelos acadêmicos e que estes deverão saber ter sensibilidade e empatia para os atendimentos, pois estarão diante de pessoas.

Na sequência, a coordenadora do curso de Direito do Campus São Borja, Viviane Coitinho, afirmou que o NPJ irá propiciar uma transformação na realidade social do público assistido, trazendo substancial acesso à justiça para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Com isso, fica demonstrada a extrema importância do NPJ para o acesso à justiça e à cidadania. A coordenadora do NPJ, Aline Fagundes, classificou as atividades no NPJ como oportunidade ímpar para a formação dos acadêmicos do curso de Direito. Inicialmente, o Núcleo atenderá demandas Direito de Família, o que Aline reforçou que demanda maior sensibilidade dos estudantes que vão atuar no NPJ. Após os discursos, Aline Fagundes fez a entrega das chaves do NPJ para o representante da comunidade e também aluno de Direito da Unipampa, Paulo Fornasier.

Após a cerimônia de inauguração, o público pôde conhecer as instalações do NPJ e participar de um coffee break. Os acadêmicos do curso de Direito Matheus Possebon e Artur Cabral realizaram apresentações de música e dança, respectivamente.

As atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) iniciaram nesta terça-feira, 25. O NPJ está localizado na sala 5201 do Prédio Acadêmico III da Unipampa, na rua Monsenhor Patrício Petit Jean, nº 3295,  Bairro do Passo, em São Borja. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e podem ser agendados pelo e-mail npjsb@unipampa.edu.br. ou pelo telefone: 3430-9850 – ramal 6511.