Página inicial > Guia de fotografia para educacao basica e lancado na feira do livro
Guia de fotografia para a Educação Básica é lançado na Feira do Livro
Data de publicação 28/11/2023 - 13:56 Atualizado em 28/11/2023 - 13:58
Por Hamilton de Lima Souza

Na tarde de sábado, 26, último dia da 36ª Feira do Livro de São Borja, o professor Miro Bacin lançou o Guia de fotografia para a Educação Básica, em formato e-book. Ao final de sua palestra “O uso do celular no registro do cotidiano”, Bacin promoveu o lançamento da publicação, salientando que a fotografia colabora para que as escolas inovem didáticas que possibilitem sua diferenciação dos modelos tradicionais e que pensam o ambiente de aprendizagem restrito ao espaço da sala de aula.

“Este Guia”, diz ele, “é feito para que os professores entendam e usem essa ferramenta de ensino como um modo de reconhecer o mundo, podendo se tornar seu grande aliado para explicar, exemplificar, sensibilizar, provocar questionamentos”.

Bacin entende que os usos da fotografia em sala de aula são uma estratégia que pode ser amplamente colaborativa, reunindo diferentes perspectivas, conhecimentos e recursos para alcançar um objetivo comum. “É um recurso que chama a atenção dos alunos e se torna um facilitador do entendimento sobre questões propostas em sala de aula e impede que os estudantes pensem de maneira encaixotada”, garante.

Por isso, Bacin enfatiza, por outro lado, que ao pensar a fotografia como ferramenta de ensino, os professores precisam de conhecimento das técnicas para treinar o olhar, produzindo fotos com criatividade e qualidade comunicativa e que possam repassar esses conhecimentos aos seus alunos. Os atuais celulares, ou smartphones, facilitam o desenvolvimento dessa tarefa.

O e-book Guia de Fotografia para a Educação Básica é gratuito. Possui 102 páginas, com 80 imagens que ajudam à compreensão da história e das técnicas para a produção de imagens atraentes e criativas. O professor Miro Bacin aguarda agora a definição, pela gráfica, do endereço eletrônico para repassá-lo aos professores das redes municipal e estadual de São Borja.

Palestra sobre o uso do celular para registro do cotidiano

O professor Miro Bacin, do curso de Jornalismo, falou dentro da programação oficial da 36ª Feira do Livro sobre o uso do celular nos registros do cotidiano. Durante sua exposição, foram projetadas no telão do palco principal do evento, dezenas de imagens capturadas na região de São Borja.

A cada imagem, Bacin revelou como elas haviam sido produzidas. “Falei das técnicas de composição empregadas em cada uma das produções, todas feitas com celular”, descreve. O professor enalteceu que hoje a grande maioria das pessoas possuem celular com câmera fotográfica e sua operação é bastante amigável. Diz ele: "Todos somos capazes de tirar fotos com mais qualidade, basta darmos atenção aos aspectos técnicos e ao mundo que nos rodeia”.

Em uma hora de exposição, Bacin apresentou 82 imagens produzidas por ele, mostrando à grande plateia presente à Feira como se faz para se obter, com o uso do celular, fotografias que chamem a atenção do leitor. “Não precisamos de equipamentos sofisticados e caros; um celular de uma lente  só já faz com que consigamos fotos criativas e de impacto”, garante.

O professor ensinou que o ponto principal da fotografia é saber compor, é distribuir os elementos no frame, na tela do celular. Ser criativo. E para que isso seja possível, é necessário que a pessoa não apenas veja, mas olhe. “Ver todo mundo vê, é da ordem do biológico; olhar, entretanto, é da ordem da cultura. Para eu garimpar uma boa cena, utilizo referências captadas em livros que li, em filmes que assisti, em viagens que fiz”, conclui Bacin.

Texto: Miro Bacin

Fotografias: Maria Eduarda Cogo- Acadêmica de Jornalismo/ Miro Bacin

O professor Miro Bacin explica os detalhes da fotografia aos espectadores da Feira do Livro

Em breve a editora vai divulgar o endereço eletrônico