Página inicial > Mulheres quilombolas interseccionalidades e politicas publicas sera lancado no mes de novembro
Mulheres Quilombolas, Interseccionalidades e Políticas Públicas será lançado no mês de novembro
Data de publicação 12/11/2021 - 11:01 Atualizado em 12/11/2021 - 11:12
Por Hamilton de Lima Souza

O livro Mulheres Quilombolas, Interseccionalidades e Políticas Públicas é fruto de uma pesquisa iniciada em 2015 (ainda em curso), no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa conta com recurso do CNPq, da FAPERGS e do convênio com a York University (Canadá). A professora Simone Oliveira, do curso de Serviço Social, é uma das colaboradoras do projeto. A obra envolve além das organizadoras, ao longo de seis anos, pesquisa e a atuação direta de bolsistas de iniciação científica, apoio técnico e, os/as sujeitos/as participantes.

Este livro reune em seus 15 capítulos (mais de 300 páginas com acervo fotográfico) histórias de vidas das lideranças femininas quilombolas em contextos rurais e urbanos no RS; ativistas do movimento negro; gestores/as das Políticas Públicas; Assistentes Sociais; discentes do PPGSS/PUC/RS; e professoras/es pesquisadoras/as.

São apresentadas as potencialidades, resistências e discriminações interseccionais nas comunidades remanescentes de quilombos no RS. Entre os relatos, histórias, cultura, depoimentos de oralidade, trajetórias e lutas contra a especulação imobiliária e latifundiária.

O projeto se desenvolveu com os quilombos em contextos urbanos (em Porto Alegre). Entre as lideranças foram destacadas Patty Peres (matriarca e liderança feminina do Quilombo Família de Ouro), Sandro Lemos (liderança do Quilombo Lemos) e Geneci Flores (do Quilombo Dos Flores), e o advogado, ativista e presidente da Frente Quilombola, Onir Araujo.

O livro busca denunciar as violações sofridas por essas comunidades no acesso aos direitos de cidadania, mas também mostra a força da ancestralidade de um povo que se forja e se rememorara em Kilombo. A professora Patrícia Krieger destacou o empenho da equipe de pesquisadores e todos os atores envolvidos na obra, manifestando agradecimento às professoras Simone Oliveira (Universidade Federal do Pampa), Patricia Grossi (PUC/RS) e Simone Bonh (York University) pela parceria. O lançamento do livro deve acontecer no mês de novembro.

Créditos: Informações do projeto

O livro Mulheres Quilombolas, Interseccionalidades e Políticas Públicas  será lançado em novembro

O livro Mulheres Quilombolas, Interseccionalidades e Políticas Públicas será lançado em novembro