Página inicial > Professores do campus participam do forum sociedade critica do programa de pos graduacao em ciencias
Professores do Campus participam do Fórum Sociedade Crítica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
Data de publicação 17/04/2024 - 12:18 Atualizado em 17/04/2024 - 12:18
Por Hamilton de Lima Souza

Entre os dias 08 e 12 de abril, os professores Flávio Bruno e Solange Berwig, participaram de um importante evento acadêmico na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Os docentes do campus de São Borja participaram da 3ª Edição do Fórum Sociedade Crítica que ambientou o Encontro de Diálogos Interseccionais em Barreiras, oeste baiano.

O professor Flávio Bruno é um dos organizadores do Evento e nesta Edição foi um dos Coordenadores Acadêmicos do 3º Fórum Sociedade Crítica, que é um evento consolidado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais – PPGCHS, junto ao Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. O professor Flávio Bruno é docente permanente do Curso de Mestrado e atuante nas atividades e ações do PPGCHS.

Destaca o professor que num contexto onde o pessimismo e a sensação de finitude prevalecem, o Fórum Sociedade Crítica emerge como um refúgio de resistência, reflexão crítica e celebração. Em sua terceira edição, o evento propõe uma profunda reflexão sob o lema "Humanidades para o Bem Viver", não apenas resistindo ao fatalismo, mas também promovendo a construção ativa de um futuro inclusivo e sustentável para todos. Destaca-se o papel crucial das Ciências Humanas e Sociais nesse processo.

O Fórum Sociedade Crítica transcende a mera natureza de um encontro acadêmico, tornando-se uma forma de resistência contra narrativas que buscam nos entristecer, desumanizar e apagar. Ao promover uma abordagem crítica e transformadora das questões contemporâneas, o evento abraça uma ampla gama de temas, desde sustentabilidade até direitos humanos, passando por questões de gênero, raça, religião, desigualdade e políticas públicas. Todos esses assuntos são abordados com uma perspectiva crítica, promovendo debates significativos e construtivos tantos em nas Mesas do Evento quanto nos GTs de apresentações de Trabalhos.

No primeiro dia do Evento, o Fórum abriu suas atividades com a Mesa “Desafios da pesquisa e da pós-graduação em ciências humanas e sociais no contexto da regionalização de Universidades nas raízes do interior do Brasil” proposta pelo prof. Flávio Bruno e que teve a participação da professora Solange Berwig, que na oportunidade representou os Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e em Serviço Social e Proteção Social (PPGSSPS). Desta mesa encaminharam-se propostas de reflexão, crítica e enfrentamentos sobre na pós-graduação, tanto na UFOB quanto na UNIPAMPA, com destaque a proposição de que o Fórum Sociedade Crítica tenha espaço para um Fórum Permanente de Coordenadores de PPG e um Fórum Permanente de Líderes de Grupos de Pesquisa como espaços de diálogo constante.

Segundo a professora Solange Berwig, “O diálogo entre programas de pós-graduação do interior do Brasil é fundamental para compreendermos os desafios presentes na manutenção, crescimento e internacionalização dos Programas. Ainda, à aproximação entre docentes e discentes é um propulsor para a consolidação de articulações institucionais, entre grupos de pesquisa, equipes de periódicos acadêmicas e fortalecimento da formação em nível de mestrado e no futuro do doutorado nas raízes do interior do Brasil”.

Na sequência da Mesa os professores participaram da Reunião Técnica de Trabalhos com representantes do PPGCHS/UFOB, PROFNIT/UFOB, PPGSD/UFF, PPGE/UFPEL, PPGCS/UFBA, PPGTEL/UNEB e da ABL de Barreiras. Desta Reunião emergiu uma Carta de Intenções de Acordo de Cooperação Técnica que acolhe o encaminhamento da Mesa dos professores Flávio e Solange e ainda prevê uma série de atividades e ações acadêmicas entre os PPG’s que firmaram parceria a partir do Fórum Sociedade Crítica.

Nos dias do evento o professora Flávio Bruno coordenou com os demais docentes do PPGCHS, inúmeras atividades acadêmicas e executivas do Fórum Sociedade Crítica, com destaque para dois GTs, um sobre Socioambientalismo e Sustentabilidade e outro sobre a Inteligência Artificial e Bem Viver: Um Diálogo Possível? Para além de reuniões técnicas, mesas e conferências.

Registra-se a importância de atividades como essa, em que representações dos PPG’s do campus de São Borja materializam as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito da UNIPAMPA, especialmente na nesta região – potencializando as possibilidades de enfrentamento e transformação das realidades, somando vozes de todos os cantos do país, ao ampliarem a visibilidade do trabalho dos docentes do campus de São Borja no âmbito da Pós-Graduação.

Os registros da 3ª Edição do Fórum Sociedade Crítica estão nos seguintes links:

Créditos: Organização do evento

O professor Flávio Bruno e a professora Solange Berwig participam do evento em Barreiras

O reitor da UFOB recebe exemplares de livros do corpo de professores da Unipampa

Os programas de mestrado da Unipampa foram apresentados no evento