Página inicial > Projeto da unipampa esta promovendo visitas de estudantes do ensino medio ao campus sao borja
Data de publicação 02/08/2022 - 12:21 Atualizado em: 02/08/2022 - 12:21 259 visualizações

Projeto da Unipampa está promovendo visitas de estudantes do ensino médio ao Campus São Borja

Mais de 470 estudantes de instituições de ensino públicas e privadas visitaram as instalações da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Borja. As ações de visitação integram o projeto “Conhecendo a Unipampa”, desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvido Estudantil (Nude) da Instituição, numa iniciativa da direção do campus e apoio de vários outros setores. As visitas ocorreram durante os meses de junho e julho.

Buscando motivar alunos de São Borja a ingressarem no ensino superior e público, professores e técnicos da Unipampa participaram das atividades, mostrando as dependências da universidade e apresentando os cursos do Campus São Borja e dos outros campi da instituição. Conforme a professora do curso de Relações Públicas da Unipampa, Marcela Guimarães, que acompanhou algumas das visitas, ações como essa são importantes para aproximar os alunos da universidade. “A atividade mostra também para esses alunos o que nós dispomos em São Borja, em termos de ensino superior, e por isso trazê-los até a Unipampa, falar sobre os cursos, falar sobre os projetos, sobre todas as ações que são desenvolvidas na universidade, são fundamentais para motivá-los a buscarem por qualificação e também para que eles possam usufruir da universidade, que é uma instituição pública e gratuita e que está aqui, em São Borja, de portas abertas pra receber a todos”, complementou Marcela.

Na visitação, além dos alunos conhecerem as áreas da instituição, como os laboratórios de televisão, fotografia e rádio, os estudantes também puderam prestigiar a exposição “O silêncio que grita – inspirado em Juscelino Kubitschek”, a qual também se encerrou no dia 29 de julho. Para o professor Evandro Guindani, que também integrou o projeto, a parceria entre escola e universidade é fundamental, porque é de onde vêm os ingressantes. Em relação às visitas, o professor destaca a importância da ação: “Além de cumprir uma função social de divulgar os cursos para alunos que desconheciam as bolsas de estudo, a existência de programas de incentivo para estudarem e para permanecerem na universidade, o projeto também levou a informação de que a universidade é gratuita, o que muitos não sabiam”, concluiu o professor.

Participaram da visitação turmas do Instituto Federal Farroupilha, do Colégio Estadual de São Borja (Cesb), do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, do Colégio Arneldo Matter, da Escola Apparício Silva Rillo, Olavo Bilac, do Colégio Tricentenário, da Escola Getúlio Vargas, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, da Ubaldo Sorrilha da Costa e da Tusnelda de Lima Barbosa. Cooperaram com o projeto, o produtor cultural da Unipampa, Hamilton de Lima e Souza, os professores da universidade, Evandro Guindani e Marcela Guimarães, e os técnicos dos laboratórios, Sáryon Azevedo, Ricardo Linhares, Alex Sire e João Batista Correia.

Durante o mês de agosto, o projeto vai ter continuidade de forma on-line com outras 28 escolas de 11 cidades da região, no qual será exibido o vídeo e também explicado sobre os cursos ofertados na Unipampa, em São Borja, o funcionamento do Campus e sanar todas as dúvidas de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre a Unipampa.

Com informações de Valmor Rhoden