Página inicial > Projeto saude mental retorna com o servico de atendimento psicologico gratuito no cantinho do
Projeto Saúde Mental retorna com o serviço de atendimento psicológico gratuito no Cantinho do Acolhimento da Unipampa São Borja
Data de publicação 08/04/2024 - 14:53 Atualizado em 08/04/2024 - 14:53
Por Hamilton de Lima Souza

O Projeto Saúde Mental Unipampa - São Borja  retorna com o serviço de atendimentos psicológicos individuais para a comunidade acadêmica. O trabalho de escuta e acolhimento  está sendo realizado  no “Cantinho do Acolhimento”, localizado na sala 2106 - campus I, um espaço que integra o projeto de Saúde Mental, tem uma estrutura especial de conforto para o acolhimento e escuta qualificada das pessoas que procuram o serviço. Os atendimentos, acolhimentos serão realizados pelas Psicólogas Elisângela Melo Floriano -  CRP 07/38587, Daniele Almeida Dornelles - CRP 07/41122,  Roberto Donichht- CRP 07/35224, Paulo Onésio da Silva Júnior - CRP 07/41099 e pela professora/ coordenadora do projeto e Psicóloga Juliana Rhoden - CRP 07/07843.

A forma como a comunidade acadêmica solicita o atendimento não mudou. Ele continua preenchendo o formulário https://forms.gle/R3VmFNwdK5x674H38 que também se encontra no Instagram do Projeto (@projetosaudementalunipampa). Após preencher o formulário, o solicitante entra para a lista de espera. Os solicitantes são chamados conforme ordem de prioridade e disponibilidade de horário dos profissionais.

Importante ressaltar que o acolhimento procura responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica, tem caráter pontual podendo se constituir em uma sessão de escuta/apoio dependendo de cada caso e, eventualmente, mais um ou dois atendimentos complementares. Portanto, não são caracterizadas como sessões de terapia e sim atendimentos breves e pontuais que buscam apoiar os estudantes no enfrentamento das dificuldades emocionais que afetam na vida acadêmica e pessoal, no entendimento de contribuir para a melhoria do bem-estar no ambiente acadêmico. Quando houver necessidade de algum encaminhamento, são discutidos entre o psicólogo e o estudante as possibilidades existentes de buscar outros serviços de atendimento psicológico na rede local do município.

O projeto de Saúde Mental da Unipampa São Borja foi  criado em 2019 e é coordenado pela professora e psicóloga Juliana Lima Moreira Rhoden, tem o apoio e parceria de vários  setores do campus e instituição e atualmente está registrado como  Ações Sociais no Âmbito da Comunidade Acadêmica ( número do registro 2024.AS.SB.3203).

Créditos: Assessoria do projeto

O atendimento aos estudantes tem retorno de atividades