Página inicial > Unipampa cria rede de apoio idosos em distanciamento social
Data de publicação 06/05/2020 - 16:46 Atualizado em: 06/05/2020 - 16:46 400 visualizações

Unipampa cria rede de apoio a idosos em distanciamento social

Por Aline Reinhardt da Silveira

Projeto do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Pandemia da Solidariedade vem mapeando e atendendo a população de idosos da cidade em condições de vulnerabilidade durante a pandemia da Covid-19. A ideia é reduzir a contaminação pelo vírus e avaliar a ocorrência de sintomas de depressão relacionados ao isolamento social. Entre as ações desenvolvidas, uma rede de contatos via WhatsApp, propostas de artesanato e transmissões ao vivo (lives) estão entre os destaques.

Com primeira ação, foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp para que os idosos que possuem smartphone possam interagir entre eles e com os estudantes e professores da Universidade, tentando assim minimizar o isolamento social durante o período necessário para contenção do coronavírus. Essa ação também visa minimizar sintomas de depressão que podem surgir ou aumentar em casos já existentes devido ao isolamento.

Nesta ação são passadas orientações gerais para prevenção do Covid-19, a importância de fazer atividade física com orientações três vezes na semana, e desafios cognitivos. Já fazem parte do grupo mais de 50 idosos, e quem tiver interesse pode participar através deste link de acesso.

Aqueles que gostam de “colocar a mão na massa” estão participando da ação “Artesanato do Bem”. Os participantes são estimulados a confeccionar máscaras caseiras para serem distribuídas entre os idosos para os momentos que forem necessários os deslocamentos, como idas a consultas médicas, por exemplo. A atividade é feita com material reciclado (retalhos de tecido, TNT, elásticos etc.) que se tenha em casa ou se consiga arrecadar por meio de doações. A atividade é orientada pelos envolvidos no projeto (professores, bolsistas e/ou voluntários) com instruções de confecção das máscaras e orientações em relação aos cuidados para seu manuseio e utilização.

A ideia, além da distribuição de equipamento de proteção individual (EPI) para os idosos, visa fomentar atividades para promover distração e sentimento de compromisso social entre os mesmos. Foram produzidas mais de 150 máscaras, sendo que apenas uma das idosas participantes do projeto produziu 50 delas - as quais foram distribuídas na Unidade Básica de Saúde na qual sua neta trabalha. As outras 100 máscaras serão distribuídas em breve.

Já a programação de transmissões ao vivo (lives) sobre temas como alimentação, exercícios físicos, saúde mental durante a pandemia, podem ser acompanhadas pelas redes sociais do projeto (abaixo).

Na avaliação de Graziela Tavares, docente do curso de Fisioterapia envolvida no projeto, “a presente ação visa aproximar ainda mais a comunidade da Universidade, em especial a população de idosos de Uruguaiana e demais cidades fronteiriças. Além disso, busca dar suporte aos idosos que não possuem condições de sair de casa”. Participam do projeto, também, as professoras Ângela Zanela, Daneila Müller e Fernanda Vargas, e mais de 75 estudantes de diferentes cursos inscreveram-se como voluntários para a ação. Novas atividades devem ser propostas em breve pelo grupo.

Acesse - Pandemia da Solidariedade