Página inicial > Unipampa publica de excelencia e com reconhecimento nacional
Data de publicação 17/04/2024 - 20:27 Atualizado em: 17/04/2024 - 20:29 246 visualizações

Unipampa: pública, de excelência e com reconhecimento nacional

Em avaliações do MEC, Instituição recebe 4 estrelas no Índice Geral de Cursos (IGC) 2022; curso de Serviço Social recebe 5 estrelas, nota máxima, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2022
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está entre as instituições de educação superior que atingiram conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2022, referente aos cursos avaliados na Instituição. Assim, a Universidade garante o crescimento no IGC contínuo, que saltou de 3,34, em 2021, para 3,48, em 2022. No Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2022 foram 10 cursos avaliados, sendo que 9 receberam nota 4; já o curso de Serviço Social recebeu 5 estrelas, considerada a nota máxima. O IGC e o CPC são indicadores de medição da qualidade do ensino superior no país promovidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Apenas cerca de 30% das instituições brasileiras de ensino superior alcançaram a nota 4 ou 5 no IGC. Para o reitor da Unipampa, Edward Pessano, o resultado demonstra o esforço conjunto na contínua evolução do ensino da Instituição: “O nosso crescimento é permanente e sustentado, justificado pelo índice contínuo. Não houve decréscimos, mesmo em períodos de instabilidades, como os últimos anos, pois sofremos muito com uma crise econômica, com uma pandemia e a educação sendo desvalorizada. Isso ressalta a importância das universidades como uma resistência para o desenvolvimento do país”, afirmou. Nesse sentido, o reitor reitera que o objetivo é consolidar a Unipampa como “referência e excelência não só nos 10 municípios gaúchos, mas também a nível nacional e internacional”.

No Rio Grande do Sul, das 98 instituições de ensino superior, a Unipampa está entre as 36 avaliadas com conceito 4. Os resultados foram divulgados pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início deste mês. A análise contemplou cerca de 2 mil instituições públicas e privadas.

Na edição de 2022, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que orienta o CPC, divulgou os conceitos dos seguintes cursos de graduação presencial: Administração | Campus Santana do Livramento; Ciências Econômicas | Campus Santana do Livramento; Jornalismo | Campus São Borja; Publicidade e Propaganda | Campus São Borja; Tecnologia em Gestão Pública | Campus Santana do Livramento; Relações Internacionais | Campus Santana do Livramento; Direito | Campus Santana do Livramento; Direito | Campus São Borja. Apenas o curso de Administração Pública, oferecido em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi avaliado na modalidade de ensino a distância.

O IGC e o CPC

O cálculo para chegar ao Índice Geral de Cursos (IGC) considera a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que se baseia no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além disso, também são mapeados a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre as etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu). Os conceitos de 43 cursos da Unipampa foram considerados para esta avaliação.

Para calcular o IGC, a instituição deve possuir, no mínimo, uma graduação com CPC atribuído no triênio de referência do Enade. De 2020 a 2022, o exame avaliou cursos de 43 áreas do conhecimento. Na sequência, o índice é utilizado para algumas iniciativas e políticas do Governo Federal, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que utiliza o conceito do IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção.