Página inicial > Unipampa realiza terceira edicao do congresso internacional interdisciplinar de ciencias humanas
Data de publicação 09/08/2019 - 12:42 Atualizado em: 09/08/2019 - 12:43 1368 visualizações

Unipampa realiza terceira edição do Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas

Evento ocorre nos dias 20, 21 e 22 de novembro no Campus São Borja
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza, no Campus São Borja, o III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas (Cointer) entre os dias 20 e 22 de novembro. O evento, que tem como temática “Políticas Públicas Educacionais e os desafios no Ensino na Pesquisa”, é promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências Humanas e pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. As inscrições devem ser realizadas por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri).

Segundo a organização do evento, a terceira edição do Cointer tem como objetivo principal “promover o intercâmbio de pesquisadores na área de Ciências Humanas e das Políticas Públicas com o foco na área da Educação”. Além disso, “oportunizar um espaço para discussão sobre as políticas públicas educacionais valorizando a pluralidade de ideias e práticas, da relação entre teoria, prática e vivência acadêmica e os desafios na área no Brasil e América Latina”.

Submissão de oficinas e minicursos

A submissão de propostas de oficinas e minicursos pode ser feita até dia 1º de outubro. Os assuntos escolhidos devem estar em consonância com o tema geral ou áreas afins do Cointer. Mais informações podem ser obtidas no Edital de seleção de minicursos e oficinas para o III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas.

Submissão de trabalhos científicos

O evento conta com a apresentação de trabalhos científicos na modalidade oral e pôster. O prazo para submissão já está aberto e o envio dos trabalhos pode ser feito até dia 10 de outubro. São 16 Grupos de Trabalhos:

1- Filosofia e Política;

2- Educação e Movimentos Sociais;

3- Políticas Públicas e Demandas Sociais;

4- Relatos de Experiências Educativas;

5- Educação, Relações de Gênero e Sexualidade;

6- Ciências Humanas e Interdisciplinaridade;

7- História, Memória, Patrimônio e Identidade;

8- Educação, Geografias e Estudos de Fronteiras;

9- Pedagogias Universitárias;

10- Educação, Comunicação e Mídia;

11- Diversidade Cultural e Fronteiras;

12- Políticas Públicas e Educação;

13- Direitos Humanos e Educação;

14- Relatos de experiências em programas institucionais: PIBID, PET e Residência Pedagógica;

15- Educação e Inclusão;

16- Jovens Pesquisadores.

O autor principal pode submeter até três trabalhos, desde que não sejam em GTs que ocorram simultaneamente. Para trabalhos na modalidade pôster, os resumos devem ter até 500 palavras. Já os artigos submetidos na modalidade oral devem ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 20 páginas e apresentar os seguintes itens: resumo simples, introdução, metodologia, desenvolvimento, resultados e discussões, conclusão e referências bibliográficas. Em ambas as modalidades, devem ser utilizados os templates disponibilizados no site do evento.

Serão aceitos trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês. Todas as informações para submissão e apresentação dos trabalhos científicos podem ser encontradas no Regulamento do III Cointer. A submissão deve ser feita por meio de preenchimento de formulário online.