Página inicial > Unipampa sao borja inaugura nucleo de praticas juridicas 0
Data de publicação 20/04/2023 - 19:44 Atualizado em: 20/04/2023 - 19:44 110 visualizações

Unipampa São Borja inaugura Núcleo de Práticas Jurídicas

Espaço oferece serviços jurídicos gratuitos à população de baixa renda

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, irá inaugurar, no dia 24 de abril, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito. O NPJ é um espaço de Prática Jurídica do curso de graduação em Direito localizado na sala 5201 do Prédio Acadêmico III, na rua Monsenhor Patrício Petit Jean, nº 3295 - Bairro do Passo. A coordenação do Núcleo será da professora Aline Fagundes.

O espaço permitirá aos estudantes aplicar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e oferecer serviços jurídicos de qualidade para a população de baixa renda. Segundo os professores Aline dos Santos Fagundes e Flávio Marcelo Rodrigues Bruno, o NPJ é fundamental para que os alunos desenvolvam habilidades e competências práticas necessárias para o exercício da profissão, atuando em casos reais que lhes permitam vivenciar diversas áreas do Direito. Além disso, os estudantes vão aprender a lidar com situações concretas, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva sobre o papel do advogado na sociedade.

Para a comunidade são-borjense, o NPJ é uma importante fonte de acesso à justiça e aos direitos fundamentais, notadamente para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um advogado particular.

Os serviços prestados priorizam a área do Direito da Família. Os atendimentos serão realizados a partir do dia 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, com agendamento através do e-mail npjsb@unipampa.edu.br.

Além de democratizar o acesso à justiça, o NPJ  também é um espaço de integração entre a Unipampa e a comunidade. “O NPJ é um espaço extremamente importante, elo de ligação do nosso campus com demandas da comunidade local, que poderá buscar apoio para várias demandas de seu dia a dia”, afirma Valmor Rhoden, diretor do Campus. Para a coordenadora do curso de Direito, professora Viviane Coitinho, “o NPJ propicia a assessoria e consultoria jurídicas para pessoas vulneráveis e de baixa renda, demonstrando assim sua extrema importância para a comunidade como meio de acesso à Justiça e à cidadania.”

A inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas contará com a presença de líderes comunitários, autoridades, docentes, técnicos e discentes do curso de Direito da Unipampa, além da comunidade em geral.

Para mais informações, o NPJ pode ser contatado por meio do telefone: 3430-9850 – ramal 6511 ou pelo e-mail npjsb@unipampa.edu.br.

Com informações da Assessoria de Relações Públicas da Direção do Campus São Borja.