Início > 7ª mostra de documentários busca fomentar produção audiovisual entre fronteiras
Data de Publicação 14/09/2015 - 15:10 Atualizado em 15/09/2015 - 12:20 1474 visualizações

7ª Mostra de Documentários busca fomentar a produção audiovisual entre fronteiras

Por Fabielle Piazer Zemolin

Nos dias 16 e 17 de setembro, acontece a 7ª Muestra de Documentales de Frontera 2015 na cidade de Aceguá, no Uruguai, a partir das 19h, na Sociedad Criolla La Tropilla, no endereço Ruta 8, km 457. No dia 18, o evento será realizado em Bagé/RS, na Sociedade Uruguaia, localizada na Rua Salgado Filho, nº 299, no mesmo horário.

A exposição foi criada pelo produtor uruguaio Gonçalo Rodríguez Fábregas e tem a finalidade de reconhecer produções do interior, uma vez que a falta de oportunidades para ver e ser visto em “tela grande” é rara nas comunidades.

As produções enfatizam temas como memória e tradições no interior.  A exposição vai reunir variedades artísticas, culturais e tradicionalistas no formato documentário. Baseando-se exclusivamente no tema do interior, o objetivo da Mostra é fomentar o interesse dos povos da região para contribuírem com a continuidade do desenvolvimento cultural entre Uruguai e Brasil.

Em 2013 a cidade de Bagé passou a fazer parte do evento, com a intenção de realizar documentários que enfatizassem, além das diversidades entre os lados das fronteiras, a realidade “gaúcho-gaucho”.

Este ano, cinco filmes produzidos em 2014 pelo projeto “Inventar com a Diferença” em parceria com o ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras foram selecionados para a Mostra de documentários e serão exibidos em Aceguá.

São eles:

•  A Carta (Escola Félix Contreiras Rodrigues);
  •  O Tempo (Escola Téo Obino- Projovem Urbano);
  •  Narradores de Bagé (IFSul);
  •  A Lenda do Monstro da Panela do Candal (IFSul);
  •  Fronteira (Escola Barão de Aceguá e Escola Nossa Senhora das Graças).

O evento é uma parceria entre Centro MEC-Uruguai, Intendência de Cerro Largo, Sorro Cine Clube, Unipampa (PROEXT) e Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras.

Clique aqui e confira a programação completa.

Tags: Eventos