Início > Campus bage lanca ii jornada de reflexoes sobre ensino de linguas
Data de Publicação 05/06/2017 - 13:52 Atualizado em 05/06/2017 - 16:28 1874 visualizações

Campus Bagé lança II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas

Inscrições para apresentação de trabalhos encerram no próximo dia 30
Por Emanuelle Tronco Bueno

A segunda edição da Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas, que tem como tema “Debates atuais no ensino de línguas e literaturas: percursos e protagonismos”, está com as inscrições abertas para submissão de trabalhos até o dia 30 de junho. O evento, promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro.

O objetivo dessa iniciativa é oferecer para profissionais e acadêmicos um espaço de reflexão sobre pesquisas na área de ensino de línguas. Além disso, serão divulgados os produtos pedagógicos desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação.

Serão aceitos trabalhos de intervenção pedagógica sistematizada e pesquisas descritivas/interpretativistas sobre os variados processos relacionados à sala de aula de línguas/linguagens e suas múltiplas configurações. Alunos de graduação (evidenciando suas experiências de estágio ou de iniciação à docência) e docentes com ou sem vínculo com instituições acadêmicas podem submeter trabalhos.

Os trabalhos deverão se enquadrar em pelo menos uma das oito temáticas propostas: práticas inovadoras no ensino de línguas; tecnologias e ensino de línguas; questões curriculares no ensino de línguas; produção e análise de material didático; ensino de literatura e letramento literário; análise linguística no ensino de línguas; metodologias atuais no ensino de línguas; políticas educacionais e ensino de línguas.

As normas para apresentação dos trabalhos e outras informações estão disponíveis no site da Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas.

Confira a programação:

29/11/2017

8h às 9h: Credenciamento;

9h às 11h: Apresentações orais;

11h às 12h: Socialização das apresentações orais;

13h30 às 14h: Solenidade de abertura;

14h às 14h30: Apresentação musical do Grupo “Confraria de la Yerba”;

14h30: Conferência de abertura com o Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro (Ufpel): “Educação Linguística e tecnologias digitais: reflexões livres sobre formação de professores,aprendizagem de línguas, elaboração de materiais e empoderamento”;

16h: Intervalo

16h30: Mesas Redondas Simultâneas

20h: Socialização das Mesas Redondas

21h30: Fechamento do primeiro dia de evento

30/09/2017

8h às 10h30: Apresentações orais;

10h30: Socialização das apresentações orais;

14h às 15h: Apresentações orais;

15h: Socialização das apresentações orais;

15h30: Intervalo;

16h: Apresentação do Grupo de Jazz da Unipampa;

16h30: Conferência de encerramento com a Profa. Dra. Lia Schulz (Ufrgs): “Na sala de aula, na escola, na rede e na rua: contribuições de uma possível ‘pedagogia das ocupações’ para a educação linguística”;

18h: Encerramento do evento com o Grupo de Percussão da Unipampa.