Início > Cerimônia confere grau 104 formandos em uruguaiana
Data de Publicação 19/03/2016 - 21:26 Atualizado em 19/03/2016 - 22:40 4670 visualizações

Cerimônia confere grau a 104 formandos em Uruguaiana

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A última formatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do bloco 2015/2, aconteceu neste sábado, 19. Às 16h os cursos de Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Licenciatura de Ciências da Natureza colaram grau. Às 20h ocorreu a cerimônia das faculdades de Fisioterapia, Medicina Veterinária e Tecnólogo em Aquicultura, todos do Campus Uruguaiana. O evento foi realizado em Uruguaiana, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. No total104 alunos foram graduados.

Após a formação da mesa, os juramentistas de cada turma falaram e iniciou a chamada nominal para que cada aluno recebesse o diploma das mãos do Reitor da Unipampa, Marco Antonio Hansen.

Além da diplomação de cada estudante, outro momento emocionante foi a entrega do Mérito Acadêmico pelos Conselhos Regionais de Farmácia e de Medicina Veterinária em homenagem aos alunos que alcançaram a maior média final entre todos os que concluíram os dois cursos. O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) concedeu a homenagem a Luiz Alcides das Chagas Batista. Já a veterinária já graduada, Eduarda Escobar, recebeu do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS).

Em um momento especial, os formandos Daniele Toni (Enfermagem), Luiz Alcides das Chagas Batista (Farmácia), Ariadine Barbosa Rodrigues (Licenciatura em Educação Física) e Eduarda Escobar (Medicina Veterinária) receberam a Láurea Acadêmica pelo desempenho excepcional no desenvolvimento e aprendizagem que tiveram durante a passagem pela Unipampa.

O primeiro discurso foi proferido pelo Diretor do Campus Uruguaiana, professor João Cléber Theodoro de Andrade. Na oportunidade, ele  ressaltou o prêmio, recebido pela Campus Uruguaiana da Unipampa, de Destaque na área de Educação, concedido pelo Rotary Club da cidade. "Esta conquista é fruto da qualidade e seriedade dos profissionais que estiveram envolvidos com a sua formação. Fruto da quantidade de formandos da Universidade, e em especial deste Campus, nesta noite totalizando 669 formandos. E especialmente é fruto da seriedade com que vocês sempre conduziram seus estudos e consequentemente da qualidade profissional que obtiveram", disse Andrade para os formandos.

A paraninfa da 9ª Turma de Enfermagem, Clarice Alves Bonow, falou em seu discurso sobre as dificuldades que os alunos irão enfrentar no dia a dia da profissão, como liderar equipes e lidar com a morte de pacientes. "Mas a enfermagem não é para qualquer um, é preciso garra e amor. Aprendi com vocês que quando estamos abertos para continuar conhecendo as pessoas que entram em nossas vidas, continuamos crescendo. A nossa profissão permite que façamos isso, então, preparem-se e ajam", aconselhou ela.

Paola Ribeiro Motta, oradora do curso de farmácia, em seu discurso, falou sobre a diversidade dos alunos que iniciaram os estudos em 2011. "No início tínhamos muitos sotaques diferentes nas aulas, como: paraense, capixaba, paulista, mineiro, carioca e o gaúcho também, é claro", lembrou ela.

Hansen ressaltou que a partir da colação de grau, os formandos não estão apenas autorizados a exercerem suas profissões, sobretudo, devem executá-las com responsabilidade, dedicação e competência. "Sejam profissionais éticos e repudiem qualquer forma de negociata ou acordo fraudulento, denunciem os corruptores. Sejam agentes transformadores com poder de subsidiar os tomadores de decisão, para construção de um Brasil cada vez melhor", pediu ele.

Compuseram a mesa de honra da solenidade, além do reitor da Unipampa, o prefeito municipal, senhor Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, o vice-reitor da Unipampa, professor Maurício Aires Vieira, o diretor do Campus Uruguaiana, professor João Cleber Theodoro de Andrade, o pró-reitor de graduação, professor Ricardo Carpes, o representante do Conselho Regional de Farmácia,  Renato Vianna, o representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, senhor Antônio Alberto Fernandes, e o representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, senhor José Artur de Abreu Martins.

Mesa de honra da solenidade e formandos durante a formatura. Fotos: Denise Quines

Presença dos Conselhos Profissionais
Um diferencial nas formaturas 2015/02 da Unipampa foi a presença dos Conselhos Profissionais nas cerimônias. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) parabenizou a Universidade pela iniciativa e pela implantação da política de receptividade da nova gestão.
"Entendemos que a Cerimônia de Colação de Grau é uma das solenidades de maior importância da Instituição, bem como dos concludentes de graduação, que têm neste momento, concretizada uma longa jornada. Sempre foi visto, por esta gestão do CRMV-RS, como fundamental a presença do Conselho Profissional no ato da solenidade de fortmatura, como forma de prestigiar ainda mais a ocasião, tanto para os futuros colegas quanto aos profissionais que estão dedicadamente envolvidos no ato", declarou o Conselho na carta remetida à Unipampa.

9ª Turma de Enfermagem
Bruna Meyer Perroni;