Início > Colação de grau do campus são gabriel diploma concludentes de quatro cursos
Data de Publicação 17/03/2016 - 12:19 Atualizado em 17/03/2016 - 21:28 4576 visualizações

Colação de Grau do Campus São Gabriel diploma concludentes de quatro cursos

Por Franceli Couto Jorge

 A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) diplomou 33 concludentes dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental do Campus São Gabriel, na noite do último sábado, 12. A cerimônia de colação de grau ocorreu no Colégio Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro com início às 19h.

A abertura da solenidade foi realizada pelo diretor do Campus São Gabriel, professor Valdir Stefenon, que destacou o exercício da cidadania com consciência e ética. Stefenon disse: “Vocês hoje fazem parte de uma ínfima fração da população que teve acesso ao Ensino Superior. Peço a vocês que se lembrem das milhões de pessoas que sofrem com a pobreza, a injustiça e a ignorância. Lembrem-se delas e trabalhem, lutem por um mundo mais justo e mais ético”.

  

A cerimônia prosseguiu com a chamada nominal dos formados. Durante a solenidade houve a apresentação do formando Bruno Montezano, que cantou para os colegas e convidados.

  

Por fim, o pró-reitor de Graduação, professor Ricardo Carpes, agradeceu ao diretor e servidores do Campus São Gabriel, em especial, aos servidores que atuam na Secretaria Acadêmica, pois, em trabalho conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação, permitiram a entrega dos certificados aos concludentes. Carpes também cumprimentou os coordenadores de curso pelo trabalho desenvolvido e, por fim, parabenizou os formandos.

O último pronunciamento da noite foi do reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, que falou sobre a estrutura da Instituição que possui características que atendem à vocação regional onde foi implantada, em dez campi. “Todos têm a missão de atuar com ensino, pesquisa e extensão de qualidade, voltados para o desenvolvimento do nosso país”, e salientou “que os cursos de Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Biológicas deste campus tiveram as melhores notas na avaliação pelo MEC no estado do Rio Grande do Sul”.

Compuseram a mesa de honra o reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen; o diretor do Campus São Gabriel, professor Valdir Marcos Stefenon; pró-reitor de Graduação, professor Ricardo Carpes; pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Sandro Burgos Teixeira; a representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Simone Simon; coordenadores; patronos/patronesses; paraninfos (as) e homenageados dos cursos.

 

Discursos de oradores e paraninfos

Após a chamada nominal de cada curso, oradores e paraninfos discursaram aos presentes. Características da turma, início da graduação, consciência ambiental e atuação ética pautaram os discursos.

A oradora da turma de Biotecnologia, Ana Paula Zanata,iniciou seu discurso saudando aos professores. “Não só aos nossos professores que foram degrau sólido para a conquista hoje: nossos alfabetizadores, aos professores das séries fundamentais, do ensino médio e, finalmente, aos docentes universitários”, disse. Ana também citou as dificuldades do curso: “Biotecnologia não é um curso fácil. Nunca foi, nunca será. É por isso que o nosso estudo e a dedicação não terminam aqui. Eles continuam. Não é uma carreira fácil, é para quem quer e faz acontecer”.

O paraninfo de Biotecnologia, professor Juliano Tomazzoni Boldo, falou sobre o espaço e o tempo e disse aos formandos: “Tenham o tempo como seu professor para o resto da vida. A lição dada por ele é apenas uma, mas é a mais difícil de aprender e, ele diz: Vivam melhor e mais intensamente, porque eu não devolvo os segundos desperdiçados por vocês. Façam de cada um deles verdadeiras maravilhas e que o último a ser levado esteja estampado com um grande sorriso de satisfação”.

Representando as turmas de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, Marcelo Santos de Souza, discursou sobre a docência. “Esperamos como futuros docentes lançar um novo olhar sobre a educação, sobre a humanidade, sobre a vida e, principalmente, sobre nós mesmos. Cremos na educação como base de sustentação da nossa sociedade. Trabalharemos para que a educação seja libertadora”. E concluiu: “Com nossos diplomas em mãos fazemos parte de um dos mais numerosos grupos profissionais, com certeza, um dos mais qualificados do ponto de vista acadêmico. Nossa querida instituição nos formou para tanto. Não permitamos que nossa classe seja desprezada ou menosprezada, pois a partir desse momento somos professores com muito orgulho”.

A turma de Bacharelado em Ciências Biológicas escolheu o professor Angelo Schneider como paraninfo. Em seu pronunciamento falou sobre as dificuldades que o mundo atual enfrenta e sobre as consequências futuras para o planeta. “Nossa missão como professores é preparar vocês, não para a partida, mas para uma atuação consciente na sociedade na qual estamos inseridos”, disse. A professora escolhida como paraninfa da turma de Licenciatura em Ciências Biológicas foi Berenice Bueno, que destacou as características de cada um dos formandos e, por fim, ressaltou: “Toda profissão exige o cumprimento de certos princípios e gostaria de ressaltar aquele no qual acredito ser o mais importante: desafiem-se a uma vida de aprendizado contínuo, tal qual foram suas aulas na universidade até alguns meses atrás. Isso é essencial para obterem sucesso em tudo o que fizerem”.

O orador da turma de Engenharia Florestal, Diego dos Santos,  lembrou-se do ingresso da turma na Unipampa, há aproximadamente cinco anos, destacou as dificuldades enfrentadas e apresentou alguns dados: “Dos 50 ingressantes em 2011, apenas 10% terminaram o curso nos exatos cinco anos, no tempo regulamentar. Destes 10%, 80% já ingressaram em programas de pós-graduação”. E afirmou: “Nada disso seria possível se nossos professores não estivessem ali, auxiliando, ensinando, por diversas vezes, compartilhando sua experiência para nos indicar qual caminho seguir”.

A paraninfa escolhida pela turma de Engenharia Florestal foi a professora Nirlene Cechin que desejou aos novos engenheiros florestais a constante busca pelo aperfeiçoamento profissional e pessoal. “Sejam profissionais éticos e, acima de tudo, sejam completamente apaixonados por esta profissão”, falou.

O último curso a proferir o discurso foi Gestão Ambiental. O orador da turma, Paulo Fabrício Blanco da Silva, iniciou seu pronunciamento referindo-se às dúvidas e incertezas que surgem após a graduação e, na sequência, falou sobre os docentes. “Ao longo desses anos, conhecemos professores dotados de peculiaridades inesquecíveis. Mestres e doutores munidos dos mais vastos conhecimentos que justificam o título que possuem. Fomos contemplados com professores que nos deram tempo além de seu horário de trabalho, tirando nossas dúvidas mais caóticas [...] Pessoas que nos fizeram estufar o peito de empolgação com a visão do que existe além dos limites da sala de aula”. E por fim, os agradeceu.

O paraninfo de Gestão Ambiental, professor Rafael Cruz, recordou o seu tempo de graduação, na década de 80, e falou das dificuldades enfrentadas pelo país naquele período, inclusive, referentes ao acesso à educação. Por fim, falou sobre a crise, que segundo Rafael apresenta duas dimensões: uma destrutiva e outra criativa. “O balanço entre estas possibilidades depende das nossas escolhas, das nossas lutas, do nosso exemplo. Escolhas, lutas e exemplos que são os combustíveis da fogueira da esperança”, finalizou.

    • Formandos dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental / Foto: Franceli Couto
      Formandos dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental / Foto: Franceli Couto
    • Paraninfa de Licenciatura em Ciências Biológicas, professora Berenice Bueno / Foto: Franceli Couto
      Paraninfa de Licenciatura em Ciências Biológicas, professora Berenice Bueno / Foto: Franceli Couto
    • Orador de Engenharia Florestal, Diego dos Santos / Foto: Franceli Couto
      Orador de Engenharia Florestal, Diego dos Santos / Foto: Franceli Couto
    • Mesa de honra durante a execução do Hino Nacional Brasileiro / Foto: Franceli Couto