Início > Com enfoque no pós construtivismo esther grossi profere aula magna em bagé
Data de Publicação 24/03/2016 - 18:07 Atualizado em 24/03/2016 - 18:07 4226 visualizações

Com enfoque no pós-construtivismo Esther Grossi profere Aula Magna em Bagé

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na noite da última quarta-feira, 23, alunos do curso de Matemática e de outras licenciaturas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) assistiram a Aula Magna com a professora Esther Grossi, referência mundial em pós-construtivismo. O encontro aconteceu no Auditório do Campus Bagé da Unipampa e reuniu, além dos estudantes, professores da rede particular e pública de ensino.

Esther trabalha muito focada na alfabetização matemática e letramento e em atender a população mais carente. Defende a tese de que todos podem aprender, e o que interfere é a diferença de oportunidades que cada um tem acesso. A educadora também foi peça fundamental na construção da Lei de Diretrizes e Bases de Educação quando deputada federal por dois mandatos, onde atuou prioritariamente pela educação.

Durante a aula, que teve como tema “O Ensino da Matemática na Perspectiva dos Campos Conceituais”, Esther falou sobre a importância de aproximar o ensino da realidade de quem está sendo alfabetizado. “A gente não aprende na lógica do conteúdo científico, mas do que a vida nos ensina”, declarou ela. A educadora também ressaltou a relevância de aplicar tarefas em que os alunos tenham que resolver problemas, como jogos.

Para a professora, a universidade hoje tem um papel importante para uma educação mais abrangente. “A educação está em uma grande crise, mas com boas perspectivas, já que temos elaborações muito novas sobre o aprender e o ensinar que dão um fôlego, uma esperança para que as coisas mudem. E para isso o papel da Universidade é centralíssimo”, ressaltou ela.

Esther também falou sobre os rumos do pós-construtivismo: “eu vejo que nós temos trabalhado muito em todo o Brasil e há uma semente plantada do pós-construtivismo e como é praticamente inevitável já que é o avanço da ciência nessa área. Então vejo com boas perspectivas”.

O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Cristiano de Oliveira, vê a Aula Magna como uma grande oportunidade para que os estudantes possam enxergar a importância de sua profissão para o país. “Acredito que após o evento os alunos percebam o papel do professor para a construção de uma sociedade mais justa e com igual oportunidade para todos”, finalizou ele.

Estudantes interagiram durante a Aula Magna - Foto: Tamíris Centeno/Unipampa
      Alunos lotaram Auditório do Campus Bagé - Foto: Tamíris Centeno/Unipampa
      Esther Grossi falou sobre O Ensino da Matemática na Perspectiva dos Campos Conceituais - Foto: Tamíris Centeno/Unipampa