Início > Concludentes do campus alegrete são diplomados nesta sexta feira 18
Data de Publicação 18/03/2016 - 19:18 Atualizado em 21/03/2016 - 13:45 2694 visualizações

Concludentes do Campus Alegrete são diplomados nesta sexta-feira, 18

Por Franceli Couto Jorge

Neste fim de semana ocorrem as últimas cerimônias de Colação de Grau do bloco de formaturas 2015/2 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Os campi Alegrete e Uruguaiana diplomam mais de 150 concludentes em 12 cursos. Na sexta-feira, 18, formandos dos cursos de Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica do Campus Alegrete receberam seus diplomas a partir das 16h, no Clube Caixeiral. Às 20h ocorreu a solenidade que diplomou os concludentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.

A abertura das solenidades foi realizada pelo diretor do Campus Alegrete, professor Gustavo Fuhr Santiago. A chamada nominal dos formandos ocorreu após o juramento de cada curso. Os concludentes também prestaram homenagem aos familiares. Já os discursos falaram sobre o histórico dos acadêmicos na Instituição e o compromisso como cidadãos que devem ter.

O paraninfo da turma de Engenharia Elétrica, professor Marcos Vinício Thomas Heckler, agradeceu aos formandos pela homenagem e pela oportunidade de participar do fechamento do ciclo da vida acadêmica dos concludentes. Na sequência, falou sobre a missão profissional: “Junto ao diploma que vocês receberam há pouco, foi-lhes confiada uma missão de importância estratégica: contribuir para o desenvolvimento tecnológico de nosso país. Penso que nós, engenheiros, temos papel vital no desenvolvimento de uma sociedade, pois somos nós os responsáveis por criar os meios necessários para que a humanidade possa se desenvolver e melhorar ainda mais o padrão de vida que já conquistamos”, afirmou. Por fim, agradeceu aos pais pela confiança depositada à Unipampa e aos seus professores “para a importante missão de preparar estes jovens para o futuro”.

Já o professor Gustavo Santiago, paraninfo da turma de Engenharia Mecânica, iniciou seu discurso citando a divulgação da nota do Enade 2014, que colocou o curso em segundo lugar entre os Bacharelados em Engenharia Mecânica do Brasil. “Isso é o reconhecimento do esforço e da capacidade deles, mas também é uma responsabilidade para esses que hoje passam a nos representar profissionalmente na sociedade”, disse.

A primeira solenidade também contou com a entrega da Láurea Acadêmica para Helena Batista Leon, do Curso de Engenharia Civil, pelo desempenho acadêmico excepcional no desenvolvimento da aprendizagem. O anúncio foi feito pelo pró-reitor de Graduação, professor Ricardo Carpes, e o certificado foi entregue pelo coordenador do curso, professor Telmo Deifeld.

Já na cerimônia das 20h, os formandos Matheus da Silva Serpa, do curso de Ciência da Computação, e Edison Jhonatan Regina Moura, do curso de Engenharia de Software, receberam o prêmio de Aluno Destaque da Sociedade Brasileira de Computação.

O último a se pronunciar foi o reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, que ao parabenizar os formandos, destacou a nota máxima obtida pelo curso de Engenharia Mecânica. “Vocês são instrumentos para que novos seres apresentem um nível cada vez mais elevado do conhecimento humano, pois temos a obrigação de melhorar aquilo que aprendemos, caso contrário somos apenas replicadores de aprendizados”. Hansen também ressaltou a necessidade do contínuo aprendizado. “Os conteúdos aprendidos por vocês em diversos componentes curriculares também não devem ser um fim. Lembrem-se sempre de que os conteúdos são um meio, um canal pelo qual conhecimentos maiores se transformam em sabedoria pela introspecção de vossos seres".

Compuseram a mesa de honra o reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen; o diretor do Campus Alegrete, professor Gustavo Santiago; o pró-reitor de pesquisa, professor Alessandro Girardi; pró-reitor de Graduação, professor Ricardo Carpes; o coordenador acadêmico do campus, professor Claudio Schepke; o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, professor Pedro Roberto de Azambuja Madruga; coordenadores; patronesse e patronos; paraninfos e homenageados dos cursos.

10ª Turma de Engenharia Civil

• Homenageados: Amanda Meincke Melo e Edemir Alves Soares
  • Jurador: Alex Malmann Becker
  • Orador: Gean Trindade Pereira