Início > Início do ano letivo é marcado por acolhida à comunidade acadêmica
Data de Publicação 04/03/2016 - 10:19 Atualizado em 04/03/2016 - 10:44 2192 visualizações

Início do ano letivo é marcado por acolhida à comunidade acadêmica

As recepções estendem-se até a próxima semana
Por Franceli Couto Jorge

Nesta quinta-feira, 3, iniciaram as aulas nos dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Cada Unidade Universitária realizou uma recepção aos acadêmicos com apresentação da Universidade, do campus e dos setores aos discentes ingressantes. As atividades também envolvem os alunos que já estudam na Instituição. Aulas inaugurais também marcam a apresentação dos coordenadores de cursos e a integração entre os universitários.

A abertura do semestre letivo no Campus Dom Pedrito da Unipampa foi realizada pela direção da Unidade formada pelos professores Fernando Zocche, Algacir Rigon e pelo administrador Alessandro Melo, que recepcionaram os calouros e demais alunos da Universidade.

O Campus Jaguarão retornou às atividades acadêmicas com apresentações culturais como a do Coral Vox Harmoni, do maestro Magnum Patrón Sória. As ações de acolhida no campus continuam até a próxima terça-feira, 8.

Na noite de quinta-feira, o Campus Uruguaiana realizou a Aula Inaugural de Educação Física, que foi conduzida pelo coordenador do curso, professor Alvaro Luís da Cunha. Em sua fala, destacou a importância da licenciatura e de preparar os alunos para a docência. “Este curso forma professores e nós temos quatro anos para convencê-los. Que vocês sejam ganhos para esta causa”, afirmou.

Com muitos alunos ingressantes, a Aula Inaugural contou com a presença do reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Hansen, do vice-reitor, professor Maurício Aires, do pró-reitor de Graduação, professor Ricardo Carpes, do diretor do Campus Uruguaiana, professor João Cleber de Andrade, da coordenadora acadêmica, professora Irina Lübeck e de professores do curso.

Hansen apresentou dados sobre a Universidade e falou sobre a importância da aproximação entre a Instituição e a comunidade. Além disso, explicou questões referentes a projetos e recursos financeiros destinados aos cursos e a necessidade da participação dos diretores na tomada de decisões como os projetos prioritários dos campi. “A nossa reitoria quer estar presente. Nossos pró-reitores virão sempre que chamados. A nossa bandeira é uma política universitária, pautada pelo diálogo, transparência e pelo coletivo”, afirmou.

O vice-reitor, professor Maurício Aires, também compareceu à Aula Inaugural do curso de Ciências da Natureza, que ocorreu no Campus Uruguaiana. Em sua fala, o vice-reitor falou sobre a Universidade e a importância da fixação do aluno nesta Instituição e desejou felicidade aos acadêmicos.

• O reitor, professor Marco Hansen, participou da recepção aos alunos do curso de Educação Física / Foto: Franceli Couto
    • A coordenadora acadêmica, professora Irina Lübeck, desejou boas-vindas aos acadêmicos / Foto: Franceli Couto
    • Aula Inaugural do curso de Ciências da Natureza / Foto: Franceli Couto
    • O reitor, Marco Hansen, o vice-reitor, Maurício Aires, e o pró-reitor de Graduação, Ricardo Carpes, ouviram demandas dos professores do curso / Foto: Franceli Couto