Início > Jogos universitários reúnem mais de 600 atletas em são borja
Data de Publicação 14/05/2015 - 12:11 Atualizado em 26/06/2015 - 12:04 2922 visualizações

Jogos Universitários reúnem mais de 600 atletas em São Borja

Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de promover a integração dos discentes dos dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realiza-se a terceira edição dos Jogos Universitários. A programação teve início na quarta-feira, 13, e segue até sábado, 16, em São Borja. As atividades são organizadas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). Os Jogos Universitários estão vinculados à Política de Esporte e Lazer da Unipampa.

A abertura oficial dos Jogos Universitários foi realizada no Ginásio Cleto Dória de Azambuja e reuniu discentes, docentes, técnicos e autoridades locais. As delegações envolvem 664 atletas dos dez campi da Unipampa.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Simone Barros de Oliveira, ressaltou que nesta edição há novas modalidades, novas experiências e um novo formato com o envolvimento de diversos setores e equipes. “Não se faz um evento como este sem diversos setores e atores envolvidos”, afirmou. Simone agradeceu, ainda, aos alunos do Campus São Borja, que participam da cobertura do evento e da organização dos alojamentos para os atletas.

O vice-reitor, Almir Barros da Silva Santos Neto, destacou que a cada ano o evento aumenta. A primeira edição contou com 300 atletas, na terceira edição, este número dobrou. Para 2016, em comemoração aos oito anos de criação da Unipampa e aos dez anos de atividades acadêmicas da Instituição, o vice-reitor espera que mais de mil atletas participem do evento.

O prefeito de São Borja, Farelo Almeida, deu as boas-vindas aos atletas e destacou a oportunidade de integração entre os acadêmicos e a comunidade. “Desejo um belo evento, que aproveitem para conhecer a cidade e a história de São Borja”, disse.

Professores, alunos e representantes de órgãos públicos estão em pé em uma quadra de esportes fechada e cercada por uma rede de cordas, acompanhando a solenidade de abertura dos jogos

Entre as autoridades que participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Universitários estão o diretor do Campus São Borja, Ronaldo Colvero, a pró-reitora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, Vanessa Dutra, o presidente da Câmara de Vereadores, Valério Cassafuz e o diretor de Administração do Instituto Federal Farroupilha, Alexandre Machado.

Para saber os locais, horários e resultados dos jogos, acompanhe a página da Praec no Facebook.

Um mestre de cerimônias, usando roupa escura, conduz a solenidade de abertura. a quatro passos atrás dele, gestores da Unipampa e o prefeito de são borja acompanham o andamento da cerimônia. à direita na foto estão as bandeiras da cidade de são borja, do brasil, do rio grande do sul e da unipampa

Histórico dos Jogos Universitários

A primeira edição dos Jogos Universitários ocorreu em 2013, em Uruguaiana, e contou com três modalidades esportivas. Em 2014, São Borja sediou o evento e foram disputadas seis modalidades. A terceira edição dos Jogos Universitários da Unipampa acontece em São Borja e conta com as seguintes modalidades: futsal, handebol, basquetebol, vôlei de areia (Unipampa e comunidade), voleibol, basquete 3x3, tênis de mesa, encontro de lutas e de rugby, skate e xadrez (Unipampa e comunidade).

Jogadores de diferentes modalidades esportivas dos dez campi, usando seus uniformes, estão em pé na quadra de esportes e seguram placas indicando o campus que representam.