Início > Laboratorio de lavra e de quimica sao inaugurados no campus cacapava do sul
Data de Publicação 28/11/2019 - 16:04 Atualizado em 28/11/2019 - 16:04 1023 visualizações

Laboratório de Lavra e de Química são inaugurados no Campus Caçapava do Sul

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na manhã da última quinta-feira, 21, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, e a diretora do Campus Caçapava do Sul, Aline Balladares, inaugurou os prédios dos Laboratórios de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios e Laboratório de Química na Unidade Universitária. A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito do município, Giovani Amestoy, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Tondo, além da imprensa e comunidade interna da Unipampa.

De acordo com a diretora do Campus, Aline Balladares, o prédio foi entregue em 2018 e começou a ser usado em 2019. “Agora podemos usar esse espaço com todo potencial. Nós sabemos o quanto foi difícil os dez anos que passamos em um único prédio funcionando com cinco cursos de graduação e mais as pós-graduações”.

O prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, explicou que a Unipampa é uma peça importante no desenvolvimento da cidade. “É isso que a gente quer para a cidade. Prédios de alta tecnologia, pesquisa e trabalho para levar desenvolvimento ao município e a região. Um dos nossos maiores orgulhos é poder dizer que Caçapava tem uma universidade federal”, concluiu ele.

O reitor da Unipampa, Marco Antônio Hansen explica que o Prédio de laboratório de Quimica foi construído para atender as demandas de componentes de quimica para todos os cursos atualmente ofertados no Campus Caçapava do Sul. De acordo com Hansen, a infraestrutura não só garantirá a ampliação da oferta de atividades experimentais, como também qualificando as outras pesquisas desenvolvidas.

“A criação e o funcionamento do Laboratório de Lavra é uma antiga demanda de um laboratório especializado voltado às áreas de lavra, panejamento e tratamento de minérios, de maneira a permitir, prioritariamente, a capacitação de mão de obra com sólida formação profissional nas atividades de mineração que compreendem o planejamento de lavra”, explicou ele.

Laboratório de Química

Ao total são sete laboratórios, uma sala de preparo de amostra, uma sala de balança, uma sala de vidrarias e um almoxarifado de reagentes químicos. O prédio ainda conta com três salas para gabinetes de docentes e uma sala para técnico-administrativos. Nos sete laboratórios existentes será possível desenvolver trabalhos experimentais de química geral, química orgânica, química inorgânica, química analítica, físico química e análise instrumental. Também foi construído um laboratório de equipamentos onde serão instalados equipamentos com o objetivo de atender as demandas do ensino e pesquisa do Campus, também poderão ser usados para prestação de serviço. Um laboratório de solos e outro de química ambiental atende ao curso de engenharia ambiental e sanitária. Existe também um laboratório de biologia e microbiologia e uma sala de preparo de amostras para projetos de pesquisa. Os laboratórios também são para o uso dos cursos de pós-graduação Lato Sentu e Stricto Sensu ofertados no Campus Caçapava do Sul.

Laboratório de Lavra

O Laboratório de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios (Latram) é o laboratório especializado que congrega os setores específicos para a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de mecânica de rochas, desmonte de rochas, lavra de minas, planejamento mineiro, gestão e monitoramento ambiental na mineração e tratamento de minérios.

Laboratório de Lavra e de Química são inaugurados no Campus Caçapava do Sul. Fotos: Ronaldo Estevam