Início > Nova espécie vegetal é descoberta por professor da unipampa
Data de Publicação 21/03/2016 - 18:39 Atualizado em 21/03/2016 - 18:39 4639 visualizações

Nova espécie vegetal é descoberta por professor da Unipampa

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Através de uma pesquisa, realizada pelo professor dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e Zootecnia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Leonardo Paz Deble, foi possível identificar uma nova espécie de flor, a Calydonea minuana. O resultado do estudo foi divulgado nesta segunda-feira, 21, em um artigo científico publicado na revista Phytotaxa, da Nova Zelândia.

De acordo com Deble, a pesquisa vem sendo desenvolvida há cinco anos e a ideia da publicação é divulgar o inventário da flora do Bioma Pampa. Ele conta que a nova espécie pertence à família botânica Iridaceae, mesmo clã das conhecidas flores de jardim Íris e Moréia. A Calydonea pode ser encontrada no norte do Uruguai e sudoeste do Rio Grande do Sul. “Esta espécie é considerada rara e está ameaçada. Entre as características mais notáveis está floração vespertina, ou seja, as flores abrem no final da tarde e fecham no início da noite”, conta o professor.

Além de Deble, os professores da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Fabiano Alves  e Anabela urc Deble, trabalharam como colaboradores na pesquisa.

Detalhes da espécie Calydonea minuana

Tags: Pesquisa