Início > Primeira detecção de ondas gravitacionais é tema de palestra promovida pelo planetário
Data de Publicação 01/03/2016 - 23:38 Atualizado em 01/03/2016 - 23:38 1764 visualizações

Primeira detecção de ondas gravitacionais é tema de palestra promovida pelo Planetário

Atividade ocorre na sexta-feira, 4, no Campus Bagé
Por Aline Reinhardt da Silveira

Em 11 de fevereiro, o consórcio internacional de cientistas do projeto Ligo (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) anunciou a primeira detecção de ondas gravitacionais, fenômeno previsto há exatos cem anos pelo físico Albert Einstein como parte de sua teoria da Relatividade Geral. Para ampliar o conhecimento a respeito da temática, na volta às aulas 2016 o coordenador do Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Guilherme Marranghello, realizará nesta sexta-feira, 4, a palestra “Ondas Gravitacionais: da teoria à detecção, um centenário de pesquisa". A atividade começa às 17h20, no auditório do Campus Bagé, tem entrada gratuita e é destinada a qualquer pessoa interessada em astronomia.

As ondas gravitacionais podem ser explicadas como ondulações no tecido do espaçotempo, e a observação do fenômeno envolveu décadas de pesquisa e equipamentos sofisticados capazes de permitir identificar a minúscula perturbação que as ondas provocam no espaço e no tempo ao passarem pela Terra. A detecção abre novas formas de se observar e compreender o Universo. “A luz é a principal fonte de informações que temos dos astros. As ondas gravitacionais trazem informações que não conseguimos detectar através da luz. É uma forma complementar para entendermos os mistérios do universo, principalmente de eventos fantasticamente energéticos como a colisão de buracos negros ou o big bang”, explica o professor Guilherme Marranghello.

Guilherme iniciou seus estudos sobre ondas gravitacionais ainda no doutorado, estudando uma possível fonte de ondas. Depois, prosseguiu os estudos no observatório de Nice, na França, e no INPE, em São José dos Campos, além de ter trabalhado com a temática das ondas gravitacionais na Unipampa. Na palestra de sexta-feira, o professor abordarã os detalhes sobre o conceito das ondas e o que sua detecção significa para a comunidade científica. Se o céu estiver limpo, também ocorrerá observação com o telescópio.

 

Palestra “Ondas Gravitacionais: da teoria à detecção, um centenário de pesquisa", com professor Guilherme Marranghello

Data: 4 de março

Horário: 17h20

Local: Auditório do Campus Bagé

Tags: Extensão