Início > Proficiencia em lingua francesa e requisito obrigatorio para inscritos no programa capes brafitec
Data de Publicação 07/04/2016 - 11:49 Atualizado em 07/04/2016 - 11:49 2625 visualizações

Proficiência em língua francesa é requisito obrigatório para inscritos no programa Capes-Brafitec

Capes exige nível mínimo de proficiência B1 no idioma
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), orienta os candidatos inscritos no programa Capes-Brafitec sobre a exigência mínima do nível B1 de proficiência em língua francesa para o aceite do aluno com bolsa. No ano de 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não oferecerá o curso de francês antes e/ou concomitante ao período letivo das aulas nas universidades francesas. Por esse motivo, o nível de proficiência B1 em língua francesa passou a ser um dos requisitos obrigatórios do Programa.

Conforme a Capes, a ida de todos os alunos será somente a partir de setembro de 2016, sendo liberados para ir à França com apenas 20 dias de antecedência, com recursos próprios do bolsista, desde que a carta de aceite da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior já tenha sido recebida. Serão aceitos os comprovantes de proficiência da Aliança Francesa ou do Centro de Línguas da Instituição de Ensino Superior brasileira do estudante.

Ressalta-se que o nível B1 já deve estar apresentado no teste de proficiência no momento da inscrição do candidato no site da Capes. Caso o nível de proficiência seja abaixo de B1, a inscrição será automaticamente indeferida.

Idioma sem Fronteiras na Língua Francesa

O Programa Idioma sem Fronteiras – Francês é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de auxiliar estudantes universitários brasileiros no aprendizado e aprimoramento do idioma francês para proporcionar oportunidades de acesso, por intermédio de programas de mobilidade estudantil às universidades de países onde a educação superior é conduzida por meio da língua francesa.

Para atender estas demandas, o Programa inclui ações como a aplicação de testes de nivelamento, oferta de cursos a distância e cursos presenciais ofertados nas universidades credenciadas ao programa. Para mais informações, acesse http://isf.mec.gov.br/frances/pt-br/.

Notícia Relacionada:

Aberta seleção para concorrer a bolsas de estudo na França pelo programa Capes-Brafitec